Entretenimento

Itinerartes lança audiolivro sobre o rock baiano em João Pessoa

Em João Pessoa


29/01/2016



Livro narrado em voz será lançado no dia 29 deste mês na Usina Cultural Energisa. Capital paraibana é a primeira cidade do nordeste a receber o projeto depois de Salvador.

Rock Baiano – História de uma Cultura Subterrânea é o audiobook que será lançado nesse verão com o apoio do Edital de Intercâmbio do MINC – Ministério da Cultura e representa o resultado de mais de dez anos de pesquisa realizada por Ednilson Sacramento sobre o cenário do rock da Bahia, entre o final da década de 60 até os dias atuais, e ganha uma nova edição no formato de audiolivro.

Gravada em áudio, a história das bandas de rock da Bahia foi narrada por artistas, integrantes de bandas e radialistas, o que possibilitou uma maior acessibilidade do público com eficiência visual. A obra cumpre a função de subsidiar futuras pesquisas e, ao mesmo tempo, atender a uma lacuna da memória cultural da Bahia.

Rock Baiano – História de uma Cultura Subterrânea é o resultado de mais de dez anos de pesquisa realizada por Ednilson Sacramento sobre o cenário musical alternativo da Bahia. A primeira edição do trabalho (livro impresso lançado originalmente em 2001) foi concluída num momento em que o autor perdia a visão em função de uma retinose pigmentar.

O autor valeu-se de entrevistas, depoimentos de produtores culturais, conversas com artistas, comunicadores e relatos de arquivo pessoal para trazer ao leitor/ouvinte um registro de fatos e ações desencadeadas por uma parte da juventude baiana que experimentou ousar e dizer "não" ao pensamento único da indústria cultural. A obra revela como grupos e artistas locais contribuíram de modo singular com o cenário da música baiana, através de suas composições, shows e hábitos destoantes da chamada baianidade soteropolitana.

De acordo com a Especialista em leitura acessível, Patrícia Braille, audiolivro é a dramatização da leitura, às vezes feita por mais de um locutor, na maioria dos casos atores, contando com sonoplastia, [trilha sonora e efeitos especiais], ambientando a obra e orientando a interpretação que o diretor deseja que o público leitor atinja.

As fotos e a imagem da capa ganharam, nesta edição, o recurso da audiodescrição. A audiodescrição é a técnica utilizada para tornar o teatro, imagens em livros, o cinema e a TV acessíveis para os cegos.

A edição do audiobook teve o apoio da Fundação Gregório de Mattos, de salvador e agora tem lançamento na capital da Paraíba com o apoio do Ministério da Cultura através do Edital de Intercâmbio Cultural.


 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //