Paraíba

Hemocentro da Paraíba inicia programação de coletas externas de 2016

Campanha 2016


06/01/2016



O Hemocentro da Paraíba divulgou a programação de coleta externa para o mês de janeiro. O trabalho visa aumentar o estoque do banco de sangue e incentivar a adesão de novos doadores. A ação teve início na manhã desta quarta-feira (6), no Ponto de Cem Réis, Centro de João Pessoa, para onde foi deslocada a unidade móvel e uma equipe completa de profissionais do Hemocentro – médicos, enfermeiros e assistentes sociais.

No dia 12, das 8h às 16h, a coleta externa vai ser realizada na Praça da Paz, no bairro dos Bancários. Já no dia 20, será a vez da unidade móvel do Parque Solon de Lucena receber a visita da coleta externa, das 8h às 17h. E para finalizar, no dia 27, a coleta externa será realizada no Palácio do Governo, na Praça dos Três Poderes, também das 8h às 17h.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, explicou que o objetivo das coletas externas é reforçar o estoque e atender à demanda dos hospitais. Ela também fez um apelo para que as pessoas compareçam aos locais e façam a sua doação, pois o Hemocentro precisa manter o estoque de sangue regular. “Estamos sempre fazendo campanhas para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, destacou.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados.

Além das coletas externas, as doações de sangue podem ser feitas no Hemocentro da Paraíba, na Avenida Pedro II, no Bairro da Torre, em João Pessoa. De segunda a sexta-feira, a unidade funciona das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h.

Condições para ser doador de sangue

– Ter idade entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal).

– Pesar acima de 50 quilos.

– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.

– Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço.

– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //