Entretenimento

Helo Nascimento lança seu mais novo show “Samba Afinadinho”

Neste domingo


18/12/2015



Helo Nascimento, uma artista com uma trajetória de dez anos na música e há dois dedicados à carreira solo, vem recebendo cada vez mais notoriedade e espaço nos meios culturais paraibanos, e lança seu mais novo show intitulado Samba Afinadinho neste domingo, dia 20/12, a partir das 17h, num dos berços do samba em nossa cidade, o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, localizado em nosso Centro Histórico, e traz, ainda mais, nesse novo espetáculo, o seu lado compositora e amante da poesia que embala o seu amor ao samba, tão presente em seus versos e melodias, revelando assim, sua verdade como autora da canção homônima e que dar nome ao novo projeto musical, feita em parceria com o cantor e compositor carioca, radicado na Paraíba, Maurinho Procópio, mostrando assim, o dom de fazer samba e a força dessa arte tão viva e pulsante nas raízes de nosso povo. O público poderá apreciar esse evento adquirindo o ingresso ao preço único de R$ 10 (dez reais), na bilheteria do local, mais a doação de 1kg de alimento não-perecível que será destinado a famílias menos privilegiadas de nossa região.

 Para esse show, Helo Nascimento prepara uma grande surpresa para o seu público, onde promoverá duas apresentações únicas, em nossa capital, ao longo do fim de semana, fazendo o seu pré-lançamento no sábado, dia 19/12, a partir das 14h, no projeto Sabadinho Bom, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural, na Praça Rio Branco, e traz a participação especial do seu parceiro na criação da canção “Samba Afinadinho” – que dar nome ao seu novo show -, Maurinho Procópio, além do grupo pernambucano Samba D’Pegada, que fará uma prévia do que o público pode esperar para sua estreia na capital, no domingo 20/12.

Já no lançamento oficial, que acontecerá no dia 20/12, a partir das 17h, no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, Helo prepara uma apresentação especial, mostrando um novo repertório, onde destaca suas canções autorais, um novo formato e uma nova concepção artística para o seu público, onde contempla em sua banda os músicos Marcos Andrade (Diretor Musical e Cavaquinho), Victor Almeida (violão), Gilberth Monteiro (sax e flauta), David Martins (contrabaixo), Rafael Pandeiro (pandeiro) e Marden Filho (surdo, tantã e percussão geral), e recebe, pela primeira vez em nossa cidade, o grupo pernambucano Samba D’Pegada, que traz o seu show Zoa Moleque, título-homônimo do seu último disco autoral, e participação especial do cantor e compositor paraibano Helton Souza.

HELO NASCIMENTO

Desenvolvendo um trabalho voltado para valorização da Música Popular Brasileira e o Samba, Helo vem ganhando notoriedade no cenário local, onde a cantora e compositora pessoense busca contemplar em seu repertório os maiores clássicos do samba, nos principais pontos de efervescência cultural da capital paraibana.

Helo vem ampliando as suas experiências musicais, em especial a carreira solo desde 2011 e, agora sob nova produção executiva da Anne Fernandes Comunicação e Produções Culturais, realizou no final de 2014 o pré-lançamento do seu show “Minha Verdade”, no Projeto Samba na Vila, que tem como anfitrião o grupo paraibano Clube do Samba, e já apresenta na capital paraibana esse show, que dará prosseguimento com a gravação do seu EP autoral ainda para esse ano, onde contemplará canções próprias e dos seus parceiros musicais paraibanos.

Recentemente, Helo Nascimento fez parte do Projeto Ellas ao lado das cantoras paraibanas Evla Bertoldo e Tamires Amaral, onde teve a aceitação e crítica positiva não só do público, mas também da imprensa paraibana e os agentes formadores de opinião do segmento cultural de nossa região. O Ellas contemplou clássicos da MPB que foram consagrados nas vozes de ícones como Elis Regina, Clara Nunes, Maria Bethânia, Gal Costa, Maria Rita, entre outras.

Atualmente, desenvolve um projeto fixo, intitulado “Helo Nascimento em Roda de Samba”, onde traz a cada edição, diversos artistas para um intercâmbio artístico musical, é a única mulher a fazer parte do Projeto Reduto do Samba, que reúne os sambistas e os amantes da boa música, todas as segundas, no Vila do Porto, e apresenta ainda, para seu público, um novo projeto intitulado “Helo Nascimento Acústico”, em parceria com o Fellini e o ParaíBar, locais esses que sempre acolheram sua música, sua arte.

Biografia

Paraibana, pessoense, sambista desde criança, teve as suas melhores influências calcadas ainda no berço do vô Edmundo, integrante do grupo Saudosa Maloca, e cresceu ouvindo a sua tia cantando em rádios sob pseudônimo, para manter a sua arte viva e pulsante. Foi dali em diante que a então menina se descobriu na música, e tem como maior ícone da era de ouro do rádio, a diva Dalva de Oliveira.

Amante da música brasileira, dos batuques afros, Helo é apaixonada pela Velha Guarda da Portela, e tudo que ela faz impregna a sua identidade e alma, assumindo assim, a sua veia de cantora e compositora em 2011, sob o apoio de familiares e amigos do núcleo sambista da capital paraibana. Ainda nesse ano, fez parte do seleto grupo Uskaba, fazendo Back Vocal e, logo mais, tornou-se vocalista da banda. Além disso, foi integrante do Batuque de Saia, onde além de cantar, era instrumentista.

Na atualidade, Helo Nascimento faz carreira solo cantando, compondo e levando sua marca singular a pontos dominantes do samba. Recentemente, lançou sua primeira música de trabalho, O Samba é minha Raiz, nos principais veículos de comunicação do Estado e propaga o seu show intitulado “Minha Verdade”, que contempla mais três canções autorais assinadas por ela e seus parceiros musicais.

SAMBA D’PEGADA

O grupo foi fundado em 2007 por cinco amigos que buscavam fazer um som com uma pegada diferente, contendo originalidade e qualidade. Criando um estilo novo, com identidade própria, o ponto principal do grupo é sua batida forte trazendo um som diferenciado.

Sempre influenciado por grandes nomes do samba, mas sem perder a autenticidade, o Samba D’Pegada já se apresentou nas melhores casas do gênero de Pernambuco, além de também se apresentar em outros estados como Rio Grande do Norte, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e chega em João Pessoa em grande estilo.

Em 2013, foi gravado o primeiro DVD do grupo, na Casa de Samba, um ponto de encontro dos amantes do samba, localizado na Zona Norte do Recife. O DVD foi elaborado com uma mega estrutura de palco, som e efeitos, resultando numa estimativa de público de 3.000 pessoas. A banda conta também com três CDs gravados independentes, o último lançado em março deste ano, já em outubro, foi a vez do EP com três faixas que foi mixado e masterizado no Rio de Janeiro, e conta ainda com a participação do cantor Ferrugem em uma das músicas, sendo esse um grande parceiro do grupo.

Realiza atualmente na capital pernambucana vários projetos de fomentação do samba, dando destaca ao The Samba is Verde, que busca unir às diversas naturezas em um só lugar, e já pôde receber artistas como Nenê Brown, Trombomba Quarteto de Trombones, Samba pra Geral, Padang Brasil, Quinteto Camisa 10, Nego Thor, e as paraibanas Evla Bertoldo, Dandara Alves e a anfitriã, Helo Nascimento, entre outros.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //