Internacional

“Há um abismo de liberdade entre Brasil e Cuba” diz blogueira cubana

Brasil e Cuba


24/02/2013

 Em visita ao Rio, a blogueira cubana Yoani Sánchez afirmou neste domingo (24) que é incomparável a situação vivida entre Brasil e Cuba. Em relação a liberdade vivida pelos brasileiros ela chega a dizer que existe um abismo nas duas realidades.

— Há um abismo entre Brasil e Cuba. Liberdade é uma palavra proibida lá. Aqui se pode planejar e realizar tudo, lá não. Estou aprendendo muito com os brasileiros, vim aqui justamente para conhecer aqueles que leem o meu blog e para falar sobre o meu livro.

Durante a manhã, ela aproveitou a manhã de sol para conhecer os principais cartões-postais da Cidade Maravilhosa. Acompanhada pelo deputado federal Otavio Leite (PSDB), Yoani passou por Copacabana e pelo morro do Pão de Açúcar, na zona sul. Lá ela afirmou que após visitar o Brasil pretende abrir um jornal em Cuba.

— Quando voltar para Cuba pretendo criar um jornal. Vou tentar usá-lo para realizar denúncias e ajudar ao povo. Estou me inspirando com os brasileiros e vou levar uma boa mensagem de tudo que conheci e aprendi aqui. Tenho recebido diversas mensagens de carinho e muita solidariedade. Isso me alegra muito.

Sobre a sessão da Assembleia Nacional de Cuba, que foi realizada neste domingo com a presença de Fiel Castro e do irmão, Raúl Castro, Yoani afirmou que ainda está buscando informações sobre o que ocorreu, mas não espera novidades.

— Estou buscando notícias sobre o que aconteceu no meu país, mas por enquanto não acredito que tenha muita surpresa. Acredito que tive mais surpresa com o teleférico do que com o resultado da assembleia. Vou estar atenta e qualquer coisa vou divulgar nas redes sociais.

A blogueira, que ficou famosa pelas críticas ao governo dos irmãos Castro em Cuba, conheceu o Forte de Copacabana e fez um passeio pela orla da Princesinha do Mar. De lá, Yoani seguiu para o Pão de Açúcar para apreciar a bela vista da Baía de Guanabara.

Hospedada no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, a cubana deixou o bairro da zona oeste pela avenida Niemeyer, que tem uma vista deslumbrante para o litoral carioca. No Rio, último destino antes de deixar o Brasil, ela quer deixar as polêmicas de lado e apenas se divertir durante este domingo.

Recepção

Yoani passou a semana ouvindo gritos de protesto contra ela e discursando sobre liberdade de expressão. Ela foi alvo de manifestações e esquerda em Pernambuco, Bahia, São Paulo e em Brasília.

Em vez de protestos, como ocorreu no aeroporto de Recife assim que chegou ao País, no último dia 18, Yoani Sánchez desembarcou no Santos Dumont, no centro, em clima de calmaria. Sem a presença de manifestantes, ela foi recebida com flores pelo deputado Otavio Leite.

Na segunda-feira (25), a cubana embarca para a República Tcheca. Esta foi a primeira vez em cinco anos que Yoani conseguiu visto para sair de Cuba, depois de 20 tentativas vetadas pelas autoridades do país.

Quando perguntada no aeroporto carioca se tem esperanças sobre a saída de Raúl Castro do poder em Cuba, a blogueira demonstrou descrença.

— Só acredito vendo.

Ela declarou ainda que se sentiu bem recebida pelos cariocas e que a rejeição que enfrentou no Brasil foi provocada por uma minoria de extremistas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //