Paraíba

Governo inicia IV Semana Estadual de Doação de Leite Materno

NA PARAÍBA


16/05/2016



O Governo da Paraíba iniciou na manhã desta segunda-feira (16) a IV Semana Estadual de Doação de Leite Materno. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Banco de Leite Anita Cabral, centro de referência do Estado, abriu as atividades no pátio da PB-Tur, às 6h, com alunos da Faculdade Santa Emília de Rodat, oferecendo serviços de saúde, prestando orientações sobre hipertensão, diabetes e alimentação saudável, além de aferição de peso, glicemia e pressão arterial. Também foi oferecido um café da manhã saudável para a população.

Segundo a diretora de assistência do Banco de Leite Anita Cabral, Érica Beatriz, a semana estadual, que se prolonga até esta sexta-feira (20), foi instituída em 2013 por meio da Lei 9.956 e tem como objetivo divulgar a estratégia para doação de leite materno pelos diversos setores da sociedade. “Durante toda a semana estaremos visitando as faculdades de saúde, tendo em vista que lá nós encontramos os profissionais da área em formação, e essa orientação sobre a importância da doação de leite materno, seja para profissional ou cidadão, é muito importante. Assim, todos conhecem o trabalho realizado pelos bancos de leite”, explicou.

Durante esta semana será feita divulgação nas Faculdades Facene, Ciências Médicas e FPB quanto à doação de leite humano e o uso terapêutico para bebês prematuros em unidades neonatais. De acordo com a programação, haverá atividades para a promoção da doação de leite materno em todo Estado por meio dos seis Bancos de Leite em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras e dos 22 Postos de Coleta, entre os quais se destacam os de Pombal, Santa Luzia, Sousa, Mamanguape e Taperoá, que realizarão atividades locais para esse incentivo.

Érica lembrou que no dia 19, quando se comemora o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, será realizado o Dia D, com atividades especiais voltadas às doadoras da Maternidade Frei Damião, em agradecimento pela generosidade por salvar a vida de tantos outros bebês. “O Banco de Leite Anita Cabral garante o atendimento de 100% da prioridade, que são os bebês prematuros de baixo peso, mas a nossa necessidade de doação é constante, principalmente em períodos de férias, quando o pessoal viaja e por isso diminui o número de doadores e o volume de leite doado, por isso estamos sempre fazendo campanhas, para que nunca deixemos de atender nenhuma solicitação de leite materno”, disse.

A diretora do Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, ressaltou que toda a sociedade está convidada a aderir à campanha de doação de leite materno. “Buscamos sensibilizar a sociedade para a importância que o leite doado propicia, reduzindo a mortalidade neonatal no Estado, pois cada vez mais cresce a demanda por leite humano pasteurizado para suprir as necessidades dos bebês internos nos leitos neonatais do Estado e em especial das UTIs neonatais da grande João Pessoa”, concluiu Thaíse.

Programação – Em Campina Grande, haverá atividades no Dia D, em 19 de maio, com apresentação musical com as mães da Maternidade Municipal e roda de conversas com as mães do Hospital da FAP, além da participação no Fórum Perinatal da Rede Cegonha e divulgação da doação de leite materno nas maternidades e PSFs da região.

Em Guarabira, a programação terá entrevistas nas rádios locais com ênfase na coleta de vidros, divulgação da estratégia e coleta de frascos em praça pública, panfletagem e, no Dia D, comemoração com as doadoras de leite em alusão ao Da de Doação de Leite Humano e também Dia das Mães no auditório do Hospital Regional de Guarabira.

Em Patos e Cajazeiras, os bancos de leite se organizarão em atividades na atenção básica e com as instituições de ensino superiores do curso de saúde. Nos Postos de Coleta de Sousa, Santa Luzia e Pombal acontecerão homenagens às mães doadoras.

Rede de Serviços – Na Paraíba, são coletados 600 litros de leite por 500 doadoras e são beneficiados mais de 440 bebês por meio da distribuição de 400 litros de leite, mensalmente. João Pessoa é responsável por 50% da demanda dos serviços em Banco de Leite Humano, com mais de 330 litros de leite doados, mensalmente, por meio de 250 doadoras, beneficiando mais de 220 receptores, com mais de 180 litros de leite distribuídos.

Para ser doadora é só entrar em contato com o banco de leite ou posto de coleta mais próximo e passar os dados. O serviço de Rota Domiciliar irá até a residência da doadora e entregará o Kit Doação (frascos de vidro esterilizado, luvas, gorro e máscara). Além disso, os serviços prestarão todas as orientações necessárias para o correto armazenamento.

Se a mãe desejar fazer o armazenamento de leite imediatamente, em casa, basta seguir algumas regras: lavar bem as mãos até os cotovelos com água e sabão, prender os cabelos, colocar um lenço sobre a boca (para evitar gotículas de saliva sobre o leite) e o vidro com tampa de plástico seco e já fervido por 15 minutos. Deve-se realizar a extração de leite dentro do vidro, devendo-se desprezar os primeiros jatos. Após a retirada do leite, colocar o frasco fechado no congelador, onde deverá ter a validade de 15 dias congelado.

Para a utilização do leite congelado deve-se descongelá-lo em banho maria a 40°C e usá-lo imediatamente. A conservação do leite já descongelado só deverá ser feita pelas próximas 12 horas em refrigerador. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //