Política

Governo garante revitalização do São Francisco seguindo proposta de Lira

Ações


02/12/2015



Em recente audiência na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado, representantes do Governo Federal garantiram a continuidade das ações de revitalização do Rio São Francisco. A afirmação tranquilizou o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras de Transposição e Revitalização do São Francisco.

 

Raimundo Lira já manifestou apoio à proposta de colocar em prática o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Os técnicos relataram ações do governo em favor do rio, reconhecendo a situação delicada da seca e afirmando que não há risco de colapso.

 

Lira defende um esforço conjunto da sociedade civil, do governo federal e dos cinco estados banhados pelo Rio São Francisco como forma de garantir a transposição e a vida do rio. Para ele, a revitalização ecológica, associada ao reforço na vazão das águas, é essencial para o maior manancial de água doce do Brasil.

 

Chuvas – Segundo o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, as medidas preventivas são importantes para garantir o consumo de água ao longo do rio. Ele reconheceu que os anos de 2014 e 2015 foram “críticos” em relação às chuvas, mas disse que há uma expectativa de melhoria nas regiões do médio e do alto São Francisco, por conta do início da estação chuvosa.

 

Como presidente da Comissão e defensor da conclusão das obras de transposição do Velho Chico, Lira enfatizou que a bacia hidrográfica do Rio São Francisco é rica em recursos naturais. Ela possui a maior quantidade e diversidade de peixes de água doce da região Nordeste, tem os mais diferentes tipos de vegetação, entre Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, abriga uma diversidade de culturas, de locais históricos, de sítios arqueológicos e de importantes centros urbanos.

 

Projeto para garantir a revitalização – Para Raimundo Lira, a revitalização é pré-requisito no processo de transposição. Ele é o autor do Projeto de Lei (PLS 429/2015) que visa garantir a revitalização do Rio São Francisco. No entendimento do senador, a hora de agir é agora, enquanto a obra de transposição está em andamento.

 

“Urge atuar tempestivamente para reverter o sombrio futuro a que está destinado o ‘Velho Chico’, se nada for feito. É preciso empenho de todos os agentes políticos para que essa catástrofe anunciada seja evitada. Não haverá qualquer atividade econômica, sem que o rio esteja ambientalmente saudável, mormente a geração de energia. É preciso revitalizá-lo, recuperar nascentes, recuperar matas ciliares, livrá-lo da poluição trazida por eflúvios in natura, entre outras ações urgentes”, alerta o senador Lira.

 

Recentemente, em pronunciamento no Senado, Raimundo Lira disse que “revitalizar o Rio São Francisco é fundamental para que a transposição das águas do Velho Chico não seja inócua para o Nordeste”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //