Futebol

Governo deve concluir obras da Copa em só dois aeroportos; se der tempo

Durante a Copa


23/02/2014



A promessa do governo federal de reformar e ampliar aeroportos do país para a Copa do Mundo de 2014 perdeu-se no tempo. Tanto é assim que boa parte das obras incluídas no plano de investimentos nos terminais aéreos divulgado ainda em 2010 já teve sua conclusão adiada para depois do fim do torneio da Fifa. Hoje, já sabe-se que, dos nove aeroportos administrados pelo Poder Público em sedes do Mundial de futebol, sete estarão inacabados quando o evento começar. E esse número pode aumentar.

De acordo com a própria Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), estarão inacabadas durante a Copa do Mundo de 2014 as obras dos aeroportos de Belo Horizonte (Confins), Manaus, Rio de Janeiro (Galeão) e Salvador. A reforma dos terminais de embarque desses quatro aeroportos atrasou e acabou sendo dividida em etapas: parte será entregue para o Mundial e parte, só depois do torneio.

A mesma Infraero desistiu de entregar até o início da Copa a construção da nova torre de controle do aeroporto de Recife e obra de ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Porto Alegre, ambas prometidas para o torneio. Os dois projetos foram retirados da lista oficial de obras para o Mundial, a chamada Matriz de Responsabilidades. Com isso, o número de aeroportos inacabados aumentou para seis.

O sétimo aeroporto que teve seu plano de investimentos comprometido foi o de Curitiba. Em 2010, o governo prometeu reformar o terminal aéreo da capital paranaense. No entanto, após sucessivos atrasos na obra, cancelou o projeto e resolveu refazê-lo. No novo projeto, o plano de reforma também foi divido em pré e pós-Copa, conforme já mostrou o UOL Esporte. A Infraero, no entanto, contesta e diz que o projeto para obra em Curitiba já nasceu dividido. Portanto, segundo a empresa, tudo o que foi prometido para a Copa será entregue antes do torneio, que começa em junho.

A informação da Infraero, no entanto, contradiz o discurso do superintende do aeroporto de Curitiba, Antonio Pallu. Em eventos realizados em 2011 para apresentar o plano de obras da empresa estatal para o terminal de Curitiba, Pallu afirmava que a reforma completa do terminal começaria em junho de 2012 e terminaria em dezembro de 2013. De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, a obra começou em maio de 2013. Vai até março de 2016.

Promessas mantidas

Ainda segundo a Infraero, os aeroportos de Cuiabá e Fortaleza terão todas as obras prometidas para a Copa do Mundo concluídas antes do início do torneio. Nas duas sedes, as reformas incluídas no plano de investimento elaborado para o Mundial estão em andamento. Entretanto, já foram detectados atrasos significativos e dúvidas pairam sobre o prazo de entrega.

Desde meados do ano passado, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, informa que a obra no aeroporto de Fortaleza é a mais atrasada entre todas em terminais aéreos em sedes da Copa. Segundo ele, a reforma do terminal de passageiros estava sendo executada em ritmo muito lento. Segundo balanço de dezembro, só 26% do cronograma havia sido cumprido. Mesmo assim, a Infraero diz que ela será concluída a tempo.

O mesmo a empresa estatal diz do aeroporto de Cuiabá. No entanto, o secretário extraordinário da Copa de Mato Grosso, Maurício Guimarães, já declarou à imprensa do Estado que a reforma do terminal de passageiros não estará concluída até o início do torneio. A obra está 45% concluída, segundo a Infraero.

Atrasos não atrapalharão

Procurada pelo UOL Esporte, a Infraero admitiu que "alguns percalços que atrasaram a efetiva realização de empreendimentos". Porém, afirmou que todos os aeroportos sob sua gestão estarão em condições de atender à demanda de passageiros durante a Copa do Mundo de 2014. Mesmo aqueles que tiveram a entrega de obras adiadas terão intervenções essenciais para o Mundial concluídas ainda antes do torneio.

A Infraero também declarou que os investimentos nos aeroportos em 2010 foram revisados de acordo com necessidades. A empresa disse que compreende a importância da Copa do Mundo. No entanto, ressaltou que tem "como meta a adequação dos terminais não apenas para atender a demanda prevista para os jogos, mas aquela projetada para o setor aéreo brasileiro".

Aeroportos privatizados

A entrega das obras para a Copa do Mundo nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Natal e Viracopos (Campinas) não são mais responsabilidade da Infraero pois esses terminais tiveram sua administração privatizada em 2012. Os projetos para o Mundial estão sendo tocados sob a supervisão da SAC (Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República) e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Os dois órgãos foram procurados pelo UOL Esporte. Informaram que o cronograma de obras segue o combinado. Em dezembro, as obras para Copa em Brasília estavam 64% concluídas; em Guarulhos, 82%; em Natal, 71%; e em Viracopos, 74%.



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