Política

Gilmar Martins lembra que Paraíba se mantém abaixo do limite de despesa com folha de Pessoal


06/07/2020

O secretário de Planejamento da Paraíba, Gilmar Martins.

Por Walter Santos



O secretário de Planejamento da Paraíba, Gilmar Martins, revelou que a despesa com pessoal em abril por parte da Secretaria de Administração alcançou 45,13% do limite máximo, de 49,00%, estabelecido pelo Tribunal de Contas do Estado.

Em contato com o Portal WSCOM, ele confirma:

– Não há descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Despesa com Pessoal – Poder Executivo utilizando a metodologia de cálculo do TCE, que exclui o IRRF da despesa com pessoal e da Receita Corrente Líquida (RCL). Percentual alcançado até abril/2020: 45,13% – Limite Máximo: 49,00%, afirmou.

A declaração do secretario desmente inconformação improcedente, segundo a GloboNews afirmando que a Paraíba descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal com Pagamento maior de funcionários públicos.

Ele complementa:

Adotando a metodologia de cálculo da STN a Despesa com Pessoal – Poder Executivo (STN): 50,61% – Limite Máximo 49,00%. Ressalta-se que a Despesa com Pessoal – Poder Executivo na Paraíba, sofreu aumento em função de dois fatores específicos, o encerramento dos contratos com as Organizações Sociais, que resultou na contratação do pessoal pela Secretaria da Saúde, e a pandemia do coronavírus (Covid-19) que exigiu que o Estado ampliasse os leitos hospitalares abrindo 3 novas unidades: o Hospital Solidário, o Hospital de Clinicas de Campina Grande e a Unidade II da Frei Damião. Por fim, enquanto os gastos com pessoal sofreram aumentos pelos motivos acima expostos, a arrecadação de abr/20 em comparação a abr/19 foi menor (ICMS cerca de -8,32% e FPE cerca de -5,69%)!



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //