Futebol

Fifa promete mais cuidado por sorteio sem gafes como de Alex Atala

Gafe


03/12/2013



 Um ano depois de o chef Alex Atala provocar confusão com uma gafe no sorteio para a Copa das Confederações, a Fifa prepara o evento desta sexta-feira com cuidados extras para não repetir erros na definição das chaves para a Copa do Mundo de 2014 na próxima sexta-feira, na Costa do Sauípe.

Na ocasião, o convidado sorteou uma das bolinhas do balde do Grupo A em vez da posição do Uruguai no Grupo B, o que provocou alterações indevidas na tabela. O secretário-geral da Fifa, Jeróme Valcke, posteriormente classificou como um pouco caótico o sorteio.

Segundo o chefe do departamento de vídeos da entidade, David Ausseil, não há outro remédio a não ser “ensinar” e “ensaiar” para que tudo ocorra dentro do protocolo. “Todos eles (assistentes do sorteio) chegam até quarta e na quinta vamos fazer o ensaio”, disse Ausseil, que estava doente e não participou da organização do sorteio para a Copa das Confederações. Mas acompanhou o ocorrido pela TV e quer tirar a gafe de lição para evitar novas.

O dirigente da Fifa ainda lembrou que um próprio erro de avaliação da Fifa provocou grande confusão em 1982. Na ocasião, a entidade apostou em um sorteio com o uso da tecnologia, mas o sistema falhou e quase colocou seleções sul-americanas na mesma chave, o que estava fora do protocolo.

Para o sorteio desta sexta-feira foram escalados representantes de cada uma das seleções campeãs do mundo. Assim, os destinos das 32 classificadas estarão nas mãos de Cafu (Brasil), Hierro (Espanha), Zidane (França), Cannavaro (Itália), Matthäus (Alemanha), Ghiggia (Uruguai), Hurst (Inglaterra) e Kempes (Argentina). Pelé terá participação importante no evento segundo os organizadores, mas não vai colocar a mão no pote.

Mais detalhes da festa serão anunciados nesta terça-feira. A maior dúvida é em relação ao pote no qual a França será posicionada. Há duas opções: colocá-la ao lado dos sul-americanos e africanos ou ignorar o seu pior ranking, fazendo um sorteio para definir qual país europeu mudará de pote.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //