Futebol

Festa cancelada: torcedores do Barça cobram Neymar e exigem o Espanhol

após derrota


17/04/2014



A festa do Barcelona estava pronta. A praça Catalunya, principal ponto de comemoração de títulos do time culé, que nos últimos anos se encheu de torcedores comemorando títulos, estava até interditada pela polícia. Mas o gol de Bale, que fechou o placar de 2 a 1, e decretou a vitória do Real Madrid na Copa do Rei, acabou com qualquer chance de celebração em Barcelona.

Muitos fanáticos que não conseguiram ir ao Estádio Mestalla, em Valência, onde foi disputada a final, se reuniram no tradicional bar "Xaica", localizado no centro da cidade, e um dos principais pontos de encontro de barcelonistas na cidade em dias de jogo do time. Antes do jogo, embora estivessem confiantes com a equipe, o clima no bar estava tenso. Depois da eliminação na Liga dos Campeões da Europa e a queda para a terceira posição do Campeonato Espanhol, a Copa do Rei era vista como a principal, e talvez única, chance de o Barcelona levantar um título de peso maior no ano.

– Não estamos acostumados a passar um ano sem grandes títulos, e na Liga ficou tudo um pouco difícil, melhor garantir a Copa – disse o torcedor Leandro Sabera, frequentador do bar nos jogos que não consegue assistir do estádio.

Os torcedores ficaram a maior parte da final em silêncio, principalmente depois da abertura do placar, ainda na primeira etapa, por Di María. No segundo tempo, quando o zagueiro Bartra subiu para empatar o jogo, o ambiente melhorou, com aplausos e cantoria. Mas logo ficou pesado de novo, no gol de Bale, após jogada espetacular. Aos 44 minutos do segundo tempo, o Barcelona teve chance incrível de empatar e perdeu com Neymar, que chutou a bola na trave.

– Morra, Neymar! Morra! – gritou um torcedor desesperado.

O culé pode ter sido até exagerado, mas a avaliação geral do brasileiro entre os torcedores não foi boa. Com Messi sumido em campo pela terceira partida consecutiva, Neymar vira a maior expectativa de uma reviravolta dentro de campo nos próximos jogos, mas a torcida está pessimista.

– Fraquinho, fraquinho, fraquinho. Mas tem crédito com a gente, é um bom jogador, esperamos que se recupere – aliviou o torcedor Elliot Assunción.

– Esteve um pouco nervoso na partida. Desse jeito será muito difícil o Neymar carregar esse time até o final do Campeonato Espanhol. – comentou Javier Carvalho, fanático pelo Barça, preocupado com o fim desta temporada.

– Acho que ele ainda está um pouco deslumbrado com tanto dinheiro. Está faltando mostrar o que trouxe ele até aqui – analisou o italiano Luigi Tomasi, que vive na Espanha e acompanha todos os jogos do clube catalão.

O Barcelona é o terceiro no Campeonato Espanho, quatro pontos atrás do líder Atlético de Madrid e a um ponto do rival Real Madrid. Ainda restam cinco rodadas na competição. No próximo domingo, o time catalão recebe o Athletic Bilbao. Depois, tem pela frente o Villareal, fora de casa, Getafe, no Camp Nou, Elche, como visitante, e termina a temporada contra o atual primeiro colocado Atlético de Madrid, na cidade catalã.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //