Internacional

FBI começa investigação penal contra Snowden

Mistério


13/06/2013



 O diretor do FBI, Robert Mueller, confirmou nesta quinta-feira (13) que teve início uma investigação penal contra Edward Snowden, o ex-funcionário da CIA que vazou informações sobre programas de inteligência do país.

"Ele é alvo de uma investigação penal em andamento. Estes vazamentos causaram danos importantes ao nosso país e à nossa segurança. Tomamos todas as medidas necessárias para que esta pessoa seja responsabilizada por estes vazamentos", declarou Mueller em uma audiência na Câmara de Representantes.

Esta é a primeira confirmação oficial de que o governo americano está investigando Snowden, um especialista em informática de 29 anos que confessou ter vazado informações sobre os programas de espionagem de telefonemas e internet.

Snowden, que era funcionário de uma empresa que prestava serviços para a Agência de Segurança Nacional (NSA), se encontra atualmente em Hong Kong e afirmou que lutará contra qualquer tentativa dos Estados Unidos de extraditá-lo.

Mueller defendeu os programas de monitoramento dos registros telefônicos e de comunicações pela internet, ao assegurar que foram aprovados por um juiz e que são conformes à Constituição e essenciais para prevenir ataques terroristas.

O programa não coleta "nenhum conteúdo" além de dados como números chamados e a hora e a duração das ligações, reiterou.

Ele acrescentou que o governo estava determinado a garantir o direito à privacidade e as liberdades civis, mesmo que continue empenhado em prevenir possíveis atentados.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //