Paraíba

Fábio Rocha explica motivo de aglomerações e formações de filas durante a manha desta terça-feira


13/04/2021

Fábio Rocha, secretário de Saúde de João Pessoa. Foto: Dayse Eusébio.

Da redação/Portal WSCOM



Após a formação de grandes filas e aglomerações na manhã desta terça-feira (13) em alguns pontos de vacinação em João Pessoa, o secretário de Saúde Fábio Rocha afirmou que não há falta de vacinas, mas uma diminuição das doses enviadas nos frascos de imunizantes, devido a um problema no envase dos laboratórios. O problema interferiu diretamente no planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa, mas que já esta sendo solucionado. Ele também declarou que uma nova remessa deve chegar nos próximos dias.

O secretário falou sobre as reclamações em relação ao cadastro e agendamento no site e no aplicativo Vacina João Pessoa, necessários para receber a vacina nesta nova fase da campanha de vacinação, durante entrevista a rádio Arapuan FM nesta tarde.

“Nós temos que ter o aplicativo para ajudar a enviar desses dados rapidamente para o Ministério da Saúde e o Portal da Transparência, no prazo mais rápido possível, e também para termos a percepção de quantas pessoas em tese vão se vacinar naquele dia. No entanto a procura tem sido muito grande, porque fizemos a divulgação, mas teve o problema do Butantan que está com a produção parada esperando a chegada do IFA, que vem da China, para a criação de vacinas”, disse o secretário de Saúde.

Fábio Rocha também destacou os motivos que causaram imprevistos no Plano de Imunização da PMJP. “Nós tivemos também outros dois problemas específicos, um em João Pessoa e outro nacional, que é um problema no envasamento. Os frascos estão chegando com menos líquido dentro deles. É quase mais de 10% a menos de líquido, o que nos leva há uma perda técnica de quase 20% de líquido de vacinas. Ou seja, de 100 pessoas que eu vacino, eu perco 20 %. Isso gerou um reflexo no nosso “estoque”, podemos dizer”, explicou.

O secretário disse ainda que devido ao planejamento bem executado pela PMJP em sua campanha de vacinação, pessoas de cidades vizinhas buscaram se imunizar na capital burlando os critérios exigidos.

“João Pessoa por ter uma vacinação bem realizada até o momento, atraiu pessoas de cidades vizinhas para virem se vacinar aqui. E eles conseguiram se vacinar por duas razões: a primeira é que a vacina não é propriedade do município, é nacional. A segunda é que é muito fácil eu sair de uma cidade próxima pegar um amigo e levar pra vacinar, e ao perceber isso passamos a exigir o comprovante de residência”.

Fábio Rocha afirmou que os problemas serão solucionados e que novas doses de vacina irão chegar nos próximos dias. “A junção de todos esses fatores é que nos levou, dizendo honestamente, a este momento de caos na vacinação. A promessa agora é de corrigir isso, dentro da racionalidade. Eu quero tranquilizar a população. A vacina que está faltando é a Coronavac, que deve chegar amanha ou depois de amanhã. Não vai chegar em número suficiente, mas vais chegar”, disse o secretário de saúde de João Pessoa.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //