Mais Esporte

Exibição de reality show com Reeva Steenkamp emociona a África do Sul

Emoção


17/02/2013

 A estreia do reality show "Ilha do Tesouro", com a participação de Reeva Steenkamp, emocionou a África do Sul neste sábado. Durante a exibição do programa pela emissora estatal sul-africana "SABC 1", que foi uma homenagem à modelo morta com quatro tiros na última quinta-feira pelo astro paralímpico Oscar Pistorius, vários comentários carinhosos tomaram conta das redes socias com a tag #RIP (abreviação de rest in peace).

O início do primeiro episódio do reality show Ilha do Tesouro foi claramente re-editado e começou com Reeva Steenkamp falando para a câmera uma frase que parece ter sido tirada de sua entrevista de despedida do show. O que significa que ela não foi a vencedora do programa – que tem o prêmio de um milhão de rands, cerca de R$ 250 mil – que já foi todo gravado em uma ilha da Jamaica.

– Eu não tenho nenhum arrependimento e não tenho nenhuma amargura – disse Reeva Steenkamp, ​​sentada embaixo de uma palmeira com o mar ao fundo e uma casa de praia branca no cenário. – Eu levo para casa comigo tantas lembranças incríveis e as coisas que estão aqui (colocando a mão na cabeça) e aqui (colocando a mão no coração) que eu vou guardar para sempre – completou.

Reeva Steenkamp é vista alegre em vários momentos do reality show. No mar, ela aparece beijando golfinhos e brincando com os animais, além de se arriscar no surfe. A modelo chama a atenção por um sorriso marcante quando está na praia junto com outros companheiros do programa. Emocionante também é uma cena em que Reeva é mostrada sentada em um balanço preso em uma árvore olhando para o mar, de costas, com o olhar fixo no horizonte.
Além de aparecer em belas imagens, Reeva revela os conceitos que considera importantes para a vida:
– Manter a dignidade e ser sempre fiel a si mesmo.

No fim do episódio, mais um momento emocionante: uma declaração de Reeva, que parece ter sido gravada para ser exibida quando ela deixasse o programa, foi exibida.

– Ou você fez um impacto de forma positiva ou de forma negativa. Acho que a maneira que você sai muito importante. Tive memórias incríveis que eu vou guardar para sempre. Eu vou sentir falta de todos vocês. Muito. Eu os amo muito, muito mesmo.

No fim do capítulo, aparece a imagem da modelo ao lado de sua data de nascimento e morte.

Último pedido para a família

Segundo Sharon Steenkamp, prima de Reeva, o último desejo da modelo teria sido para a familia vê-la no reality show. Ela fez esse pedido em uma conversa telefônica um dia antes de ser morta. Segundo Sharon, ela estava "orgulhosa de estar no show".

Após a tragédia envolvendo a modelo, os produtores do reality show entraram em contato com familiares de Steenkamp para explicar a decisão de manter a ex-modelo na exibição do reality show, prometendo que ela vai ser lembrada como uma pessoa "feliz e cheia de bondade".

O reality show tem dez capítulos e já foi todo gravado em uma ilha na Jamaica. Mas o programa de estreia deste sábado foi novamente editado para servir como uma homenagem a Reeva Steenkamp, com duas horas de duração. Assim como Oscar Pistorius, a ex-modelo era bastante querida no país. A expectativa é que a exibição do programa possa comover e influenciar ainda mais a opinião publica contra o astro paralímpico.

A página de Reeva Steenkamp no site oficial do programa passou a receber homenagens de fãs, que postavam mensagens de carinho. Além disso, o site passou a exibir uma animação com uma vela acesa com a mensagem: "Estamos profundamente tristes e gostaríamos de estender nossas condolências à família e amigos de Reeva".

Ex-modelo vai ser cremada

A família da ex-modelo Reeva Steenkamp divulgou neste sábado que vai fazer um funeral privado na próxima terça-feira (19) em Port Elizabeth, na África do Sul. Será uma cerimônia na cidade em que ela viveu a maior parte da vida, com a presença apenas de amigos e familiares. O corpo será levado para o local e cremado. No mesmo dia, Oscar Pistorius vai participar de uma audiência onde vai pedir o estabelecimento de uma fiança para responder ao processo em que é acusado de assassinar a ex-namorada em liberdade.

Diferentemente do Brasil e dos Estados Unidos, por exemplo, onde um júri popular é responsável pela decisão, os julgamentos na África do Sul envolvem menos pessoas, como explica o Dr. Carlos Eduardo Japiassú, professor de Direito Penal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Se for condenado por homicídio doloso, onde há por parte do réu a intenção de matar sem dar à vitima a chance de defesa, Oscar Pistorius pode até passar o resto de sua vida na cadeia. E mesmo se não for condenado à prisão perpétua, ele seria obrigado a passar 25 anos preso, antes de ter o direito de pedir liberdade condicional. Há até pouco tempo, o país ainda tinha pena de morte – como nos Estados Unidos -, mas isso terminou após o fim do apartheid (regime de segregação racial imposto pela minoria branca que cerceou a liberdade dos negros na nação, entre 1948 e 1994).
Astro paralímpico nega acusações

Após ser acusado de assassinato premeditado de sua namorada, a modelo Reeva Steemkamp, a sua família e a empresa que agencia a carreira de Oscar Pistorius emitiram uma nota oficial negando a acusação da promotoria e avisando que vão contratar investigadores particulares para acompanhar o caso. A defesa se baseia na tese de que o atleta confundiu a ex-namorada com um ladrão e que o crime foi acidental.

Pistorius e Reeva namoravam há cerca de um ano. A modelo, de 29 anos, foi considerada a 40ª mulher mais sexy do mundo, segundo a FHM (For Him Magazine), revista destinada ao público masculino. Ela era formada em direito e se preparava para atuar também como apresentadora de TV.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //