Internacional

EUA e Irã se reúnem neste domingo para negociação nuclear

Negociação


22/02/2015

 O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, participam de uma nova rodada de negociações nucleares em Genebra neste domingo (22) a fim de cumprir o prazo de 31 de março para um acordo político.

Antes de Kerry chegar em Genebra, Zarif disse à mídia estatal iraniana que as negociações bilaterais tinham produzido "boas discussões, mas nenhum acordo", e algumas diferenças permaneciam.

"A diferença fundamental, na minha opinião, é psicológica. Alguns países ocidentais consideram as sanções uma alavanca para exercer pressão sobre o Irã. Enquanto esse pensamento persistir, será muito difícil chegar a um acordo."
Kerry não fez comentários em sua chegada a Genebra. Ele se encontra primeiro com membros da delegação dos Estados Unidos antes de se sentar com Zarif.

Juntando-se às negociações pela primeira vez estão o Secretário de Energia dos EUA Ernest Moniz e o chefe nuclear do Irã Ali Akbar Salehi, bem como um assessor próximo e irmão do presidente do Irã Hassan Rouhani, Hossein Fereydoon.

Kerry disse no sábado (21) que a presença de Moniz refletia a natureza altamente técnica das negociações atuais e de modo algum significava "que algo está para ser decidido". "Ainda há uma distância a percorrer", disse Kerry em Londres, onde se encontrou com o secretário do Exterior britânico, Philip Hammond.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //