Educação

Estudantes de JP são premiados em Competição Internacional de Robótica

Alunos


30/04/2014

 Alunos do Campus João Pessoa conquistaram mais um prêmio. Marcos Túlio, do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e Luiz Torres, do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, foram premiados na categoria Melhor Robô, da Competição Internacional de Robótica – 5th Mercury Robot Remote Challenge, que aconteceu dia 20 de abril, na cidade de Stillwater, em Oklahoma, nos Estados Unidos.

Na competição internacional, o desafio dos participantes era construir um robô que pudesse ser operado a longa distância através de qualquer rede de internet e fosse capaz de cumprir o circuito de provas. Os robôs tinham que percorrer uma pista formada por rampas, túneis e pontes, além de coletar um objeto (com peso aproximado de 200g) e carregá-lo até um determinado ponto da pista. Quem fizesse isto em menor tempo, era o vencedor.

Além dos tradicionais 1º, 2º e 3º lugares, dado as equipes que conseguissem cumprir o circuito de provas em menor tempo, outros prêmios foram dados pelos juízes da competição. Eles escolheram o melhor robô, o melhor design e o mais rápido. A equipe Apuamã, formada pelos estudantes do Campus JP, recebeu o troféu de Melhor Robô.

Luiz Torres e Marcos Túlio disseram que estavam felizes e satisfeitos em representar o IFPB e o Brasil em uma Competição Internacional. Luiz também destacou que o apoio de seus familiares e amigos foi essencial, pois “eles me deram a motivação necessária para que eu continuasse persistindo e acreditando em meu sonho,” disse.

Durante o processo de criação do robô e de treinos para a Competição, os alunos foram orientados pelo professor Leônidas Lima e também contaram com o apoio do docente Francisco Fechine. Este último foi o organizador da etapa local do Campeonato, que classificou a equipe Apuamã para participar da fase internacional em Oklahoma. Clique aqui para conferir a matéria completa sobre a fase local, realizada em março no IFPB.

Na última sexta-feira (25), a equipe Apuamã se reuniu no pátio do Campus JP para apresentar aos estudantes seu robô e explicar-lhes como ele funciona, o que pode fazer e quais obstáculos pode ultrapassar. O local ficou lotado de jovens que buscavam conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido por seus colegas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //