Educação

Estudante cria site para quem vai fazer medicina

Determinação


25/02/2013



 O estudante Julio Alfredo Buarque, acadêmico em sistema de informação pela UFG (Universidade Federal de Goiás), diz ser fã declarado dos vestibulandos de medicina. A admiração veio quando sonhava ser aprovado no vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Segundo Buarque, os estudantes que querem medicina são determinadas e focadas nos estudos e, por isso, o universitário se identificou.

Com isso na cabeça, Buarque resolveu ajudar estes vestibulandos com aquilo que eles mais precisam: através de um site, ele passou a disponibilizar matérias aplicadas no ensino médio para pessoas que não podem fazer cursinho ou que não aprenderam o conteúdo na escola. Com esta iniciativa foi criado o site Projeto Medicina, que oferece gratuitamente disciplinas específicas e aplicadas no vestibular e apoio motivacional aos estudantes.

— Sou motivado a ajudar pessoas porque eu fui muito ajudado.

Além do Projeto Medicina, Julio criou mais dois sites: o Rumo ao ITA e o Futuro Militar, voltado a vestibulandos que pretendem ingressar a universidade e a carreira militar.

Atuamente, Buarque é estudantes e trabalha como programador dos três sites. Veja a entrevista completa abaixo:

Como foi o surgimento do Projeto Medicina ?

Estudava para o vestibular do ITA e eu não tinha acesso ao conteúdo específico da prova. Então, conheci alguns vestibulandos do ITA através do Orkut, onde essas pessoas colocavam esses materiais para que todos interessados tivessem acesso. Com isso pensei: vou organizar todos essas disciplinas em um site. Observei que muitas pessoas acessavam o site Rumo ao ITA, inclusive estudantes de medicina, por procurarem material de qualidade na internet.

Na internet contém muito conteúdo “jogado”, os internautas não encontram com tanta facilidade. Com isso, a empresa surgiu para agregar todos esses sites.

Qual a proposta inicial para a idealização do site Projeto Medicina?

O intuito é oferecer material para quem não tem oportunidade de fazer o cursinho preparatório. Por exemplo, no vestibular do ITA há muito conteúdo que não é aplicado no ensino médio convencional. Existem abordagens diferentes de tópicos que, às vezes, muitos alunos do ensino público ou particular não tem acesso a esses materiais. Por isso a inciativa de oferecer essa plataforma.

Como é a seleção do conteúdo que vocês disponibilizam? Existe o apoio de professores ou cursinhos?

Nós buscamos fechar parcerias. Em geral, existem colégios que apoiam enviando materiais didáticos. O que não deixa de ser nossa proposta: conseguir colocar escolas em contato com outros alunos do Brasil que não sejam somente da cidade deles.
Temos parcerias com colégios de Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre e do Pará.

Nós também criamos várias listas de exercícios voltados para vestibulares de medicina. Em trono de 100 a 200 questões, porque, quem estuda e faz provas para este curso necessita de responder muitas preguntas.

A proposta do site é essa: ter foco em materiais didáticos com um apoio motivacional. Existe vestibulando de medicina que estão há seis, sete, até doze anos tentando ser aprovado. Muitas delas desistem pela falta de apoio.

Um dos métodos que usamos é pedir depoimentos dos recém-aprovados e colocamos no site para motivar, contar sua história de vida. E a maioria entra e se identifica por passar pelos mesmos problemas e angústias. Muitas pessoas veem amigos passando no vestibular, outros se formando e os vestibulandos de medicina continuam no cursinho. Sabemos que isso é um problema para quem esta estudando e precisa realmente de motivação e fazemos este papel que é levar a matéria didática e o apoio para que não desistam do sonho delas.

Como é a repercussão do site?

Atualmente, temos entre 1.500 a 2.000 acessos diários e passamos a marca de 100 mil likes no Facebook. O grupo de pessoas no projeto medicina do tem mais de 12 mil membros. Por pouco tempo de site, temos números significativos.

Existe projetos futuros?

Estamos lançando um site chamado Passe Adiante voltado ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Queremos lançar até agosto, com a mesma ideia de ajudar as pessoas em disponibilizar material de qualidade gratuitamente.

Temos outro site chamado Você Professor, onde as pessoas poderão postar suas redações. Muitas pessoas praticam redação em casa, mas não tem quem corrigir. O site permitirá que outras pessoas possam comentar sobre o texto e dar dicas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //