Paraíba

Estratégia paraibana tem reconhecimento do MDIC e é publicada em livro do IPEA

CONFERÊNCIA


16/11/2017



O secretário Lindolfo Pires enviou a sua equipe de Coordenadores do PLADES à 8° Conferência de APLs em Brasília. O convite foi feito à Paraíba pelo Ministério da Industria, Comercio Exterior e Serviços (MDIC), que deu destaque no evento à experiência paraibana como caso de sucesso. No evento realizado entre os dias 07 e 09 de Novembro, os Coordenadores Paulo Fernando Cavalcanti Filho, Marilia Medeiros de Araújo e Dêlma do Socôrro Aquino apresentaram a estratégia da Paraíba em quatro momentos distintos. No dia 07 durante as reuniões de trabalho entre os núcleos estaduais de apoio aos APLs, a Paraíba contribuiu com a formulação de propostas para dinamização das políticas para APLs.

No dia 08, dividindo mesa com Helena Lastres (coordenadora da Redesist/UFRJ e ex-assessora da presidência do BNDES), a equipe explanou a natureza de Inovações Instituições que constitui as bases da estratégia do PLADES.

No terceiro dia da Conferência (09), os Coordenadores apresentaram os detalhes do Plano, em mesa sobre casos de sucesso de núcleos estaduais, moderada pela Coordenadora-Geral de Arranjos Produtivos Locais do MDIC, Gabriela Maretto.

Por fim, no encerramento do evento a equipe do Plades participou do lançamento do livro intitulado "Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento", publicado pelo IPEA, e que traz um capítulo inteiro dedicado a relatar a experiência paraibana no processo de construção do PLADES.

O PLADES trata-se de um Acordo formalizado entre o Governo do Estado e a UFPB para o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba. O PLADES foi assinado em 2016 pelo Governador Ricardo Coutinho e a Reitora Margareth Formiga Diniz, e hoje conta as parcerias da UEPB, IFPB, UFCG, BNB e Sudene e Embrapa-caprino. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //