Mais Esporte

Estado de Lais Souza evolui, e atleta já mexe os ombros, revela médico

esquiadora


29/01/2014



A atleta brasileira Lais Souza apresentou uma melhora no quadro neurológico e já consegue mexer os ombros. Internada em Salt Lake City, nos Estados Unidos, após um grave acidente ocorrido nesta terça-feira, durante um treino para os Jogos Olímpicos de Inverno, a brasileira está consciente.
Em entrevista ao vivo, por telefone, ao programa "Tá na Área", do SporTV, o médico do Comitê Olímpico Brasileiro,

Antônio Marttos Júnior, revelou evolução no quadro atual da esquiadora, que até esta terça-feira não tinha movimentos do pescoço para baixo.

– Felizmente a Lais hoje (quarta) apresentou um pequeno quadro de melhora neurológica, conseguiu mexer os ombros, algo que ela não conseguia até ontem (terça-feira). É um processo muito inicial, ela ainda está na fase aguda do trauma e qualquer prognóstico é difícil de ser definido ainda. Mas está estável. É importante dizer que ela está acordada. Interage com todo mundo que está ao redor dela – revelou o médico do COB.

A atleta brasileira, que iria participar das Olimpíadas de Inverno em Sochi, na Rússia, passará por novas cirurgias nesta quinta-feira. Será feita uma traquiostomia, procedimento em que é realizado uma abertura na traquéia, abaixo da laringe, para facilitar a respiração do paciente, com ajuda de aparelhos. E também uma gastrostomia, que consiste na colocação de uma sonda alimentar.

Marttos garantiu que a atleta passou a noite ”muito bem”, além de ressaltar que a brasileira ficou feliz ao saber que a mãe chegará ao hospital em Salt Lake City nesta quinta-feira.

– A Lais é uma pessoa mentalmente muito forte e está realmente pronta para enfrentar o que for acontecer. Ficou muito contente quando soube que a mãe dela chegará aqui. O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) confirmou a chegada dela para esta quinta-feira. Ela está sabendo de todas as manifestações de carinho da família e dos brasileiros. Está com um moral muito bom para ela enfrentar essa batalha que tem pela frente – garantiu.

Apesar da evolução no quadro de Lais Souza, o tratamento e a recuperação ainda devem demorar. Segundo o médico do COB, o período pode ser de "dias, semanas ou meses".

– O inchaço da medula dela vai diminuindo com o tempo e só depois de dias, semanas ou meses vamos saber qual será o prognóstico final. É um bom sinal essa melhora do quadro neurológico de terça para quarta. Essa primeira semana, dado o trauma medular que a Lais teve, é muito importante. Está em Unidade de Terapia Intensiva. Com toda uma equipe para prevenir qualquer complicação. (…) Amanhã (quinta) será feita nova intervenção cirúrgica, que é um processo inicial na recuperação da Lais a longo prazo – confirmou.

Pelas redes sociais, a também atleta brasileira Josi Santos chegou a anunciar que Lais Souza tinha movimentado os braços. No entanto, Marttos esclareceu que o movimento foi dos ombros, acarretando em um deslocamento do braço.

– Eu conversei com a Josi. Na verdade, o que acontece é que ele mexia o ombro e o braço saía do lugar, mas a movimentação que ela tem no momento é do ombro. Ela não tem a movimentação dos braços ainda. Mas a boa notícia é que mexeu os ombros de forma objetiva.

Lais Souza sofreu o acidente durante um treino nesta terça-feira. A atleta estava esquiando, sem praticar nenhum salto, quando perdeu o controle e se chocou contra uma árvore. A atividade servia como preparação para as Olimpíadas de Inverno de Sochi, que começam no dia 6 de fevereiro. Laís disputaria a modalidade Aéreos do Esqui Estilo Livre.

Veja a íntegra do boletim divulgado pelo Hospital da Universidade de Utah:

Utah, 29 de janeiro de 2014

Lais Souza, de 25 anos, atleta integrante da equipe brasileira olímpica de inverno, sofreu grave acidente enquanto esquiava em Park City, Utah, na última segunda-feira, 27 de janeiro.
Ela está sendo tratada na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica do Hospital da Universidade de Utah, em SaltLake City. Lais sofreu trauma severo na coluna cervical.

De acordo com a equipe médica, Lais foi submetida a tratamento cirúrgico para realinhar a coluna cervical. Lais está acordada, segue comandos, mas não pode mover seus braços e pernas neste momento e está com o auxílio de ventilação mecânica para respirar. Está sendo cuidada pela Dra. Holly Ledyard, neurointensivista, e pelo Dr. Andrew Dailey, neurocirurgião, ambos da Universidade de Utah.

Ainda esta semana Lais passará por duas cirurgias adicionais, uma traqueostomia e uma gastrostomia. Ela é capaz de encolher os ombros, mas ainda não tem movimento em seus membros. A equipe médica gostaria de reiterar a importância dos próximos dias para a sua recuperação.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //