Paraíba

Escolas e creches realizam apresentações culturais em Cabedelo

Em Cabedelo


29/06/2015

Cerca de 300 alunos do Centro de Artes, Creches e Escolas do município de Cabedelo apresentaram, durante os dias 25 e 26, os trabalhos preparados nas escolas para o período junino. A exposição aconteceu no pavilhão principal do Marzão de Forró, na Praia de Miramar, e recebeu o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Educação (Seduc)

O objetivo das apresentações foi fazer com que a população conhecesse os trabalhos produzidos por cada unidade durante as atividades pedagógicas do período junino, além de promover a interação entre as unidades escolares.
No total se apresentaram 19 unidades escolares, entre escolas municipais e creches, cada uma com um grupo entre 08 e 30 participantes. As Escolas foram agrupadas em pólos de acordo com a proximidade dos bairros para facilitar o transporte (Renascer, Poço, Jardim Manguinhos, Jardim Brasília, Camalaú e Centro).

Durante os dois dias de apresentações, o público pôde apreciar danças nos ritmos de forró, xote e baião, quadrilha junina, coco de roda, dança do ventre em ritmo de xote, além de dramatizações baseadas em músicas regionais. 

“Reunir os alunos para essa apresentação é importante porque estamos promovendo um resgate para essas crianças, propagando a cultura nordestina com danças e comidas típicas”, destacou Clecy Alves, à frente da Seduc.
Um dos trabalhos mais atrativos foi o desenvolvido pela escola Edézio Rezende. A Unidade promoveu um passeio de carroça para 30 crianças, saindo do Jardim Manguinhos até o local de apresentações. Marileide Lourenço, coordenadora do Centro de Artes e organizadora do evento, ressaltou o destaque desse trabalho.

“O passeio busca resgatar um pouco da cultura da nossa cidade. O casal de noivos de quadrilha junina, que acompanha o passeio, e a queima de fogos durante o percurso chamam a atenção das crianças. Os responsáveis acompanham a pé ou seguem no transporte que a Secretaria de Educação oferece, mas o interessante mesmo é a satisfação das crianças, vindo o percurso todo de carroça, muito bonito”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //