Saúde

Entenda a importância em ser acompanhado por preparadores físicos e nutricionist

Dia mundial da saúde


31/03/2014



O dia 31 de março é marcado por ser o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição. Neste dia, a importância da alimentação saudável no desenvolvimento do corpo, na conservação da saúde e na manutenção da qualidade de vida, ficam mais evidentes. Comer de maneira adequada e praticar atividades físicas, além de nutrir o corpo e manter as suas funções, fortalece as defesas do organismo, nos protegendo de várias doenças. Nesta data dois profissionais se destacam na ajuda para conseguir manter uma vida saudável, São eles: O Preparador físico e o nutricionista.

O nutricionista é o profissional adequado para prescrever toda e qualquer dieta a ser executada por um indivíduo. Segundo a nutricionista Jane Vasconcelos: “Nenhum alimento específico pode dar conta sozinho de fornecer todos os nutrientes necessários ao nosso corpo, por isso a importância de se ter uma dieta variada e equilibrada.” Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento.

Já o preparador físico planeja e define qual o melhor treino para o aluno, mas também tem a função de garantir o suporte emocional e a inspiração que o aluno precisa. Além dos conhecimentos específicos para montar um treino e traçar os melhores caminhos para alcançar metas, o treinador também deve saber qual a hora de incentivar, apoiar e motivar o aluno para alcançar os resultados previstos.
 

Independente de qual seja seu objetivo principal na hora de se interessar por uma atividade física, é necessária essa busca pelo conhecimento profissional que o preparador físico tem. “ O personal trainer deve planejar o treino de acordo com as variáveis da rotina do aluno.Além de poder prover uma análise objetiva do que está acontecendo com o aluno, como, por exemplo, detectar que o seu treino está muito curto, que você está treinando demais ou que é melhor você treinar três vezes por semana ao invés de seis”, destaca o personal trainer Otto Travassos. A experiência de confiar seu treino nas mãos de alguém que vai oferecer propostas para alcançar os objetivos é válida e tem uma grande chance de funcionar.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //