Automobilismo

Em despedida na GP2, Nasr é 2º em Abu Dhabi, mas perde vice para belga

GP2


23/11/2014

Em sua despedida na GP2, após três temporadas dedicadas à principal categoria de acesso à Fórmula 1, Felipe Nasr fez o que pôde para tentar segurar a vice-liderança do campeonato. O brasileiro, que será titular da Sauber em 2015, conquistou o segundo lugar na corrida 2 da rodada dupla de Abu Dhabi, neste domingo, mas o resultado não foi suficiente para reverter a vantagem do belga Stoffel Vandoorne. Vencedor da corrida 1, realizada no sábado, Vandoorne foi sexto e se consolidou como vice-campeão por apenas três pontos à frente de Nasr.

A corrida 2 de Abu Dhabi foi vencida pelo monegasco Stefano Coletti, que triunfou pela segunda vez na temporada, e o francês Arthur Pic completou o pódio, em terceiro. O campeão Jolyon Palmer, que garantiu o título por antecipação na etapa anterior, disputada na Rússia, abandonou ainda na primeira volta. O outro brasileiro da competição, André Negrão, terminou em último entre os pilotos que completaram a prova.

A corrida

A segunda corrida da rodada dupla tem grid invertido entre os oito primeiros colocados da prova disputada no dia anterior. Felipe Nasr, quarto na primeira bateria, saiu em quinto e fez uma ótima largada, pulando para terceiro. Na sequência, o brasileiro ultrapassou Pic e assumiu a segunda posição, que defenderia até o final. O campeão Jolyon Palmer rodou ainda na primeira volta e abandonou a prova, enquanto Vandoorne, em oitavo no grid, largou mal e conseguiu apenas uma posição, consolidando-se em sétimo.

Nasr não tinha desempenho suficiente para ameaçar a liderança de Stefano Coletti, mas conseguiu conter as ofensivas de Pic, que tentava reaver a segunda posição. O brasileiro não dependia apenas de si para manter o vice-campeonato, e Vandoorne cumpriu com êxito a missão de ficar à frente do piloto da Carlin no ranking. O belga não superou o neozelandês Mitch Evans, mas avançou para sexto e ainda fez a volta mais rápida na pista de Yas Marina, recompensada com dois pontos extras na tabela.

Nasr, que brigou com Palmer pela taça durante boa parte do campeonato, chegou a Abu Dhabi ainda como vice-líder do ranking, mas acabou perdendo a vice-liderança após o resultado da corrida de sábado. Mesmo assim, esta foi a melhor temporada do brasileiro na GP2. Em seu ano de estreia, 2012, pela Dams, Felipe foi o 10º. Em 2013, já pela Carlin, foi 4º colocado. Este ano, o brasileiro venceu pela primeira vez, na Espanha, e conquistou outros três triunfos, na Áustria, Inglaterra e Bélgica. Piloto reserva da Williams na F-1 em 2014, Nasr assinou contrato com a Sauber por duas temporadas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //