Paraíba

Dom Delson recebe imposição do Pálio Arquiepiscopal na Festa da Padroeira

CERIMÔNIA


05/08/2017

O Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, recebeu, no dia 29 de junho, o Pálio Arquiepiscopal das mãos do Papa Francisco, em Roma. Entretanto, o uso do símbolo do Arcebispado acontecerá neste sábado (5), dia de aniversário de João Pessoa.

Quem vai fazer a imposição é o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello (representante do Vaticano no País e responsável por impor o símbolo nos ombros do Arcebispo), às 9h, numa Solene Concelebração Eucarística na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa. Será na Missa Solene da Festa da Padroeira.

O Pálio, do latim “pallium”, manto, é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de 5cm de largura e dois apêndices – um na frente e outro nas costas. Possui seis cruzes bordadas em lã preta – quatro no colarinho e uma em cada um dos apêndices. É uma insígnia, um símbolo litúrgico, de “honra e jurisdição”, usado pelos Arcebispos. O Pálio é símbolo do serviço e da promoção da comunhão na própria Província Eclesiástica, na qual o Metropolita está à frente, e na sua comunhão com a Sé Apostólica.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //