Paraíba

Desabrigadas são encaminhadas para escolas; em 16h choveu o dobro do esperado pa

chuvas


04/09/2013



As mais de mil pessoas que ficaram desabrigadas após as intensas chuvas que assolaram a Capital paraibana nesta terça-feira, 3, já estão sendo remanejadas para abrigos provisórios.

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, informou que as famílias serão distribuídas em três escolas municipais localizadas nos bairros de Manaíra e Tambauzinho: Nazinha Barbosa, Seráfico da Nóbrega e Leonel Brizola.

Questionando como está sendo feito o processo de saída das famílias que residiam nas comunidades que ficaram alagadas, Noé Estrela destacou que existe a resistência de algumas pessoas, porém, os técnico da Defesa Civil estão explicando que essa desocupação é necessária para evitar alguma tragédia. Nenhuma tumulto foi registrado.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), foi registrado um aumento significativo nas chuvas que atingem a Capital paraibana. O índice pluviométrico registrado em apenas 16 horas foi de 168,6mm, mais do que o dobro esperado para todo o mês que é de 67,7mm.

{galeria}

Resgate

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar socorreu, na manhã desta quarta-feira (4), uma moradora do Bairro São José, na Capital, que teve sua casa inundada pelas águas do rio devido ao excesso de chuvas na noite e madrugada. Maria Josenilda Gomes de Sousa, 47 anos, sofreu uma queda em casa e foi socorrida em bote do Corpo de Bombeiros na Rua Edmundo Filho, uma das principais da comunidade.

De acordo com o tenente Oswaldo Pontes, Maria Josenilda não teve fraturas, mas o Corpo de Bombeiros decidiu levá-la em ambulância ao Hospital Edson Ramalho porque ela estava abalada com a situação. Assustada com a água que inundou boa parte de sua rua, a senhora relutou em ser socorrida através do bote salva-vidas, mas os bombeiros conseguiram convencê-la a ir ao hospital para um atendimento clínico.

O oficial informou que a água atingiu um metro e meio em determinados pontos da Rua Edmundo Filho. Dezenas de casas estão invadidas pelas águas. O Corpo de Bombeiros manterá uma equipe permanente no local para retirar de bote outras pessoas ou fazer outro tipo de assistência.

O tenente Oswaldo orienta que os moradores do Bairro São José deixem suas casas e procurem os órgãos competentes para serem abrigados em alojamentos. As pessoas podem ligar para o telefone 193 do Corpo de Bombeiros ou para o 199, da Defesa Civil Estadual.

Muitas famílias perderam alimentos, móveis e quase ninguém pode dormir na última noite. Cintia Maria, 36 anos, tem cinco filhos. “Toda chuva demorada deixa a gente nessa situação, principalmente nos últimos anos. Meus móveis estão todos dentro d’água e até a creche não abriu hoje”.

Wellington dos Santos também teve sua casa totalmente inundada. “Perdi muita coisa, a feira, sofá, estante, roupas e não sei o que fazer. Dentro de casa a água bate na cintura”, declarou.

Ocorrências 

O Corpo de Bombeiros Militar atendeu entre às 16h dessa terça-feira (3) e as 6h desta quarta-feira (4) um total de 25 chamadas de ocorrências, parte delas relacionadas às chuvas da noite e madrugada, em João Pessoa.

O major Marcelo Lins, Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, destacou que equipes de bombeiros militares realizaram alguns cortes de árvores e socorreram pessoas em áreas inundadas, a exemplo dos bairros da Indústria e Esplanada.

Por volta das 19h dessa terça-feira, um homem foi resgatado de seu veículo na avenida principal do Conjunto dos Bancários, que ficou inundada em alguns trechos.

Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, homens do Corpo de Bombeiros, junto com equipes das Defesa Civil Estadual e Municipal, estão atuando na comunidade São José em socorro a famílias que ficaram desalojadas.

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também está atuando no atendimento emergencial à população. De acordo com a gerente de Atenção Básica, Lucineide Braga, equipes das Unidades da Saúde da Família foram treinadas para atender em situações emergenciais e estão oferecendo todo o suporte necessário às vitimas das chuvas, tanto nos abrigos, quanto nas próprias unidades. “O atendimento emergencial pode ser solicitado através do Samu (24h)”, pontuou.

Limpeza – Desde as primeiras horas desta quarta-feira (4), a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), está realizando serviços para desobstrução de vias terrestres e aquáticas em João Pessoa.

No início da manhã foram utilizadas uma máquina retroescavadeira, caçambas e um carro-pipa para remoção do entulho resultante do deslizamento de terra na pista da BR-230, próximo a Comunidade São Rafael, no bairro Castelo Branco, permitindo a liberação do tráfego. O mesmo serviço também foi feito no bairro do Altiplano/Cabo Branco, próximo ao girador.

No Bairro São José, a equipe Aquática da Emlur, está removendo a vegetação do rio, com o objetivo de facilitar o fluxo das águas e inibir o acúmulo para coibir inundações.

Infraestrutura – A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) esta com 120 homens trabalhando em vários pontos da cidade para minimizar os transtornos. Os serviços estão concentrados na desobstrução de galerias e limpeza de linhas d’água, nos seguintes bairros: Bairro dos Ipês, Bairro dos Estados e nas avenidas João Machado, Epitácio Pessoa.

A Seinfra também dá suporte às ações da Defesa Civil. Nesta quarta-feira (5) houve uma ação conjunta na liberação da via, em decorrência do deslizamento da Barreira do Cabo Branco.

O secretário de Infraestrutura, Ronaldo Guerra, ressaltou a importância da população não jogar lixo nas vias públicas, rios, canais e encostas para evitar alagamentos em dias de chuva.

Plantão – A Defesa Civil tem uma equipe de plantão para atender a população. Para informações e/ou chamados de emergência, a Compdec disponibiliza o telefone 0800-285-020. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas.

Previsão do Tempo – A previsão do tempo, de acordo com o monitoramento da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) é de nebulosidade variável com ocorrência de chuvas moderadas em alguns pontos isolados, no Litoral paraibano.
 

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //