Paraíba

Debate está além de questões eleitorais, o povo tem sede e urgência de água, diz

Danos da Seca


19/05/2015

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, disse hoje (19) em seu discurso no Plenário da Casa de Epitácio Pessoa, que solucionar os danos da seca na Paraíba é uma situação de emergência.

O deputado disse também que o problema climático pertence à União. “É uma situação de emergência, que precisa ser tratada com o devido respeito”.

Galdino afirmou que o debate sobre a seca no Estado está além de questões eleitorais ou picuinhas políticas. “O povo da Paraíba têm sede e urgência de água em seus reservatórios”.

Confira o discurso na íntegra

Bom dia meus amigos, minhas amigas…

A Paraíba vive seu quarto ano seguido de seca. Mais uma vez, o cenário de pasto escasso, solo degradado e falta de chuvas é uma triste realidade de muitos dos nossos municípios. Hoje, 197 cidades estão em situação de emergência. O povo tem sede!

E é por isso, meus companheiros, que estamos aqui para conclamar um olhar urgente no sentindo de buscar soluções para diminuir os danos causados pela seca na Paraíba. O governo do Estado tem feito seu papel na construção de obras e na realização de ações para que os paraibanos possam conviver com a estiagem. Mas, o Governo Federal precisa criar políticas públicas urgentes para a nossa Região.

A Assembleia Legislativa da Paraíba está fazendo a sua parte. A Frente Parlamentar da Água, criada por esta Casa, está percorrendo todo Estado para conhecer de perto os problemas enfrentados pelo nosso povo.

O Governo Federal precisa olhar a Paraíba, não como coitadinha. O problema climático pertence à União.
Para se ter uma ideia, o açude Boqueirão, na minha querida Campina Grande, está apenas com 19,1% da sua capacidade total. A cidade, vai ter que aumentar ainda mais o racionamento para não ficar sem água de vez! Estamos falando de uma população de mais de 400 mil habitantes, que padece com a falta dágua.

É uma situação de emergência, que precisa ser tratada com o devido respeito. No nosso Estado são 812 mil pessoas sofrendo com a seca.

Amigos, nosso povo precisa de água. E com urgência. A estiagem, que castiga nossas terras há quatro anos, fez secar vários açudes. A água para a lavoura e para o gado acabou faz tempo. Nosso interesse é a necessidade dos paraibanos, que neste momento são obrigados a conviver com a estiagem e que estão cansados de tantas promessas.

Nosso chamamento hoje é para levar este debate para além de questões eleitorais ou picuinhas políticas. O povo da Paraíba têm sede e urgência de água em seus reservatórios!

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //