Mais Esporte

De ‘ressaca’ do último ciclo olímpico, nadadores lutam por vaga no Mundial

Maria Lenk


22/04/2013

{arquivo}Os Jogos Olímpicos de Londres acabaram há oito meses, mas a natação brasileira ainda se recupera da “ressaca” da competição. Após o fim do esperado evento na Inglaterra, os nadadores tiraram férias e, depois, muitos sofreram com as consequências da crise em alguns clubes. Enfim com suas “casas” garantidas, Cesar Cielo, Thiago Pereira e outros destaques da seleção tentam recuperar o ritmo durante o Troféu Maria Lenk, disputado de segunda a sábado, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, em busca da classificação para o Mundial de Barcelona, em julho. As eliminatórias serão sempre a partir das 10h e, as finais, depois das 17h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

O campeonato nacional, que este ano também será seletiva para o Mundial Júnior (de 26 a 31 de agosto, em Dubai), será um termômetro para a seleção principal. Enquanto os atletas juniores já participaram de competições importantes, como o Multinations, na Polônia, os atletas olímpicos não disputaram nenhum evento de peso nesta temporada.

– Essa nova geração já teve quatro encontros importantes antes do Maria Lenk. Ela já chega bastante rodada. Temos uma ideia clara do quadro para o Mundial. Os maiores não tiveram oportunidade de se apresentar. Além disso, os mais experientes foram os que mais sofreram com o impacto desse início de ano turbulento. Então, não quero criar expectativa. Espero que todos estejam preparados para conquistar o índice e fazer uma boa competição em Barcelona – disse Ricardo de Moura, supervisor técnico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

A crise que invadiu o mundo das piscinas no início do novo ciclo olímpico também deve trazer consequências para a disputa de clubes no Maria Lenk este ano. O Flamengo, atual campeão da competição, dispensou sua equipe principal e deve voltar a ser coadjuvante. Cesar Cielo, principal nome do time rubro-negro nas últimas temporadas, agora representará o Piracicaba nos 50m livre e nos 50m borboleta. Já Thiago Pereira, outro a não ter seu contrato renovado no Corinthians, vai defender o Sesi em quatro provas (100m borboleta, 100m livre, 200m e 400m medley).

O Unisanta “adotou” alguns "orfãos" do Flamengo, como os atletas olímpicos Nicholas Santos e Tales Cerdeira. Ainda assim, a expectativa é que a briga pelo título volte a ficar entre os três clubes de maiores investimento nos últimos anos: Pinheiros, Minas e Corinthians.

A preocupação maior dos atletas dentro da piscina, porém, será garantir vaga para o Mundial de Barcelona, que será realizado de 20 de julho a 4 de agosto. Diferentemente dos últimos anos, desta vez, o Maria Lenk será a primeira e penúltima chance dos atletas se classificarem para a principal competição da temporada. O grupo que representou o Brasil nas Olimpíadas de Londres, por exemplo, foi formado depois de dez seletivas durante um pouco mais de um ano. A oportunidade derradeira para ir à Espanha será no Brasileiro de Inverno, em Curitiba, de 14 a 19 de maio. Mas, na ocasião, apenas as provas individuais que ainda não estiverem com suas duas vagas preenchidas estarão em jogo. Os revezamentos só serão conhecidos depois do evento no Paraná.

– Terminou o ciclo olímpico, zera tudo. Currículo não qualifa o atleta, só credencia. O mundo hoje é muito dinâmico. As coisas se modificam a cada instante. Esse formato já vem próximo do que fizemos nos Jogos Olímpicos. Mas, para Londres, foram mais oportunidades. É uma expectativa para que os atletas se preparem especificamente para uma competição. Muitos países fazem isso. Vamos ver como vai funcionar para avaliar se seguimos com esse método o resto deste ciclo olímpico ou não – afirmou Ricardo de Moura.

Thiago Pereira, que nos últimos meses se dividiu entre a vida de recém-casado e a corrida em busca de um novo clube, acredita que esse ano o Maria Lenk vai ser muito diferente de todos os últimos que disputou. Sem ter muito tempo para treinar, o medalhista olímpico vai defender o Sesi e lutar por vaga em Barcelona. A diferença é que, dessa vez, o atleta habituado em disputar sete provas na competição “só” nadará quatro.

– Esse Maria Lenk vai ter muita coisa diferente para mim. Eu casei esse ano, está sendo uma situação diferente. Estou bastante feliz com a minha nova vida, mas não foi o mesmo começo de ano como de costume. Nunca fui direto para o Maria Lenk. E, dessa vez, os índices do ano passado não contam. Mas estou correndo atrás do tempo perdido. Estou bastante confiante. Vou nadar só as quatro provas individuais. O meu objetivo agora é conquistar o índice para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito até Barcelona – disse o medalhista de prata nos 400m medley em Londres.

Confira a programação completa da competição!
22/04 – segunda-feira
10h – eliminatórias – provas masculinas e femininas de 200m livre, 10m costas, 4x50m livre e prova de 1500m livre feminina (séries fracas)
17h – finais – provas masculinas e femininas de 200m livre, 10m costas, 4x50m livre e prova de 1500m livre feminina (série forte)
23/04 – terça-feira
10h – eliminatórias – provas masculinas e femininas de 200m peito e 100m borboleta e prova de 1500m livre masculino(séries fracas)
17h – finais – provas masculinas e femininas de 200m peito e 100m borboleta e prova de 1500m livre masculino (série forte)
24/04 – quarta-feira
10h – eliminatórias- provas masculinas e femininas de 400m medley, 50m livre e 4x200m livre e prova feminina de 800m livre (séries fracas)
17h – finais – provas masculinas e femininas de 400m medley, 50m livre e 4x200m livre e prova feminina de 800m livre (série forte)
25/04 – quinta-feira
10h – eliminatórias- provas masculinas e femininas de 200m borboleta, 100m peito e 50m costas e prova maculina de 800m livre (séries fracas)
17h – finais – provas masculinas e femininas de 200m borboleta, 100m peito e 50m costas e prova maculina de 800m livre (série forte)
26/04 – sexta-feira
10h – eliminatórias- provas masculinas e femininas de 200m medley, 50m borboleta, 400m livre e 4x100m livre
17h – finais – provas masculinas e femininas de 200m medley, 50m borboleta, 400m livre e 4x100m livre
27/04 – sábado
10h – eliminatórias- provas masculinas e femininas de 100m livre, 50m peito, 200m costas e 4x100m medley
17h – finais – provas masculinas e femininas de 100m livre, 50m peito, 200m costas e 4x100m medley



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //