Paraíba

DCE da UFPB renova pauta de reivindicações e convoca plenária nesta sexta

Reivindicações


03/03/2016



O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPB convocou os estudantes da Instituição para uma plenária por assistênca estudantil, a ser realizada nesta sexta-feira (4), às 17h, na sede do Diretório. Segundo a organização, a reunião pretende utilizar meios cabíveis para arranjar a melhor solução para os estudantes e para a administração.

Confira o comunicado do Diretório:

“POR UMA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EFICIENTE

A livre manifestação social é legítima e contribui para a dinâmica política institucional, trazendo reflexões importantes que devem ser consideradas na formulação das ações administrativas e institucionais da UFPB. Entendemos que as reivindicações dos estudantes do movimento “Greve de Fome” são importantes e merecem ser debatidas e efetivadas em curto, médio e longo prazo.
A Assistência Estudantil é, atualmente, uma pauta Nacional, que esteve/está sendo discutida nos últimos congressos da UNE. Uma vez que todas as universidades federais estão tendo que lidar com essa situação, principalmente, num ano de crise em que um ampliado corte orçamentário afetou não só as verbas do PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil), mas as Bolsas da Capes e as verbas de custeio das instituições.

O DCE – Gestão Mudar de Vez – vem, desde o início da gestão, em 2015, participando de ações e buscando mecanismos para a melhoria das políticas de assistência e permanência estudantil na UFPB, tais como: a reabertura do RU 2, aumento das bolsas dos auxílios, abertura do RU nas férias e durante a greve, introdução do serviço self-service no RU, dentre outros. Dito isso, ressaltamos que, mesmo com a relutância por parte de alguns dos membros do movimento, não nos isentamos da participação no movimento denominado “Greve de Fome”, visto que o DCE se colocou, desde o início, no apoio à intermediação junto aos meios institucionais para tentar solucionar da melhor forma e no menor prazo possível um desfecho positivo para a greve, uma vez que quatro estudantes estavam correndo risco de morte.

Nossa intervenção é pautada no diálogo, sempre de maneira pragmática, pois acreditamos que as reivindicações dos estudantes devem ser levadas a sério através de meios cabíveis, sempre prezando o respeito entre ambas as partes visando sempre a melhor resolução para tod@s. Mantemos essa linha para evitarmos episódios lamentáveis como os ocorridos na última segunda feira (dia 29 de fevereiro de 2016). Sendo assim, convidamos a tod@s @s estudantes a participarem, sexta-feira, dia 11, no DCE Social, às 17 h, da Plenária sobre Assistência Estudantil a fim de deliberarmos sobre as reivindicações que devem ser cumpridas pela UFPB para @s discentes desta instituição.”



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //