Política

CPI que investiga violência contra jovens quer ouvir ministro da Justiça

Jovens negros


11/05/2015

O deputado Luiz Couto (PT-PB) conseguiu o aval da CPI Jovem da Câmara Federal, que investiga a violência contra jovens negros e pobres no país, para que o ministro da Justiça – José Eduardo Cardoso, e o professor da Universidade de Brasília (UnB) – Evandro Piza Duarte, sejam convidados para contribuir com os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Após destacar que 70% dos jovens negros no Brasil são vítimas de assassinatos, Luiz Couto disse ser importante que a comissão conheça o estudo realizado por Evandro Piza Duarte, publicado pelo Ministério da justiça – Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que traz o tema “Pensando a Segurança Publica Volume V” e faz referência “a filtragem racial na seleção policial de suspeitos: segurança pública e relações raciais”.

O parlamentar ressaltou que o momento é oportuno para que se promovam estudos, debates e proposições voltadas ao assunto abordado pela CPI, considerado o mais grave problema de direitos humanos que assola o Brasil, que é a violência contra os jovens negros e pobres.

Enfim, prosseguiu Couto, estes estudos serão aprofundados e as opiniões ali expressas trarão um norte para o relatório da CPI. Assim sendo, continuou, não tenho dúvida que a realização da audiência com o ministro Eduardo Cardoso e o professor Piza vai contribuir para que a comissão tenha os esclarecimentos necessários.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //