Paraíba

Construtora investe em segurança e capacitação nos canteiros de obras

ACIDENTE DE TRABALHO


28/07/2017



Nesta quinta-feira, 27 de julho, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, um marco na luta dos trabalhadores brasileiros por melhores condições de saúde e segurança no trabalho.

Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, com dados de 2015 – último ano da pesquisa – o Brasil registrou naquele ano 612.632 acidentes de trabalho, uma queda de mais de 16% em relação a 2014. A Paraíba também apresentou queda no período, de mais de 30%, passando de 5.460 em 2014, para 4.184 em 2015.
Em números nacionais, a indústria da construção civil teve papel importante nesta queda dos indicadores. Enquanto em 2014 foram registrados quase 51 mil acidentes no setor, 2015 teve uma queda de 23% passando para pouco mais de 41 mil.

A MRV Engenharia, maior construtora da América Latina, sabe da importância de prezar pela saúde do trabalhador e do investimento em treinamentos. A empresa realiza ações contínuas para garantir que o trabalho seja feito em condições adequadas e seguras, utilizando as melhores práticas disponíveis no mercado para garantir a melhoria em seus processos.

Somente em 2016, a empresa lançou 22 campanhas de conscientização sobre temas como segurança, saúde, meio ambiente e mudanças climáticas no ambiente de trabalho, reforçando os conceitos disseminados na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Além disso, a construtora realizou diversas palestras e dinâmicas abordando temas fundamentais para o cuidado com a vida e o bem-estar dos colaboradores, como conscientização sobre ergonomia, saúde, DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), meio ambiente, sustentabilidade, normas de trabalho em altura, entre outros.

Um tema de destaque das campanhas do ano foi a prevenção a acidentes de trajeto, informações que chegaram a mais de 10 mil colaboradores próprios e terceiros atuando nas obras. Segundo Cássio Leal Gomes, coordenador de Segurança do Trabalho da MRV na nos estados da Paraíba, Pernambuco e Piauí, desde 2011 atuando no estado da Paraíba e com cinco empreendimentos já entregues, a empresa já capacitou cerca de 400 colaboradores com relação aos cuidados e prevenção de acidentes de trabalho.

Além da segurança no trabalho, a MRV Engenharia também investe no lado social e de saúde do colaborador. Entre as iniciativas implantadas está o projeto Escola Nota Dez que qualifica os trabalhadores oferecendo cursos de inclusão digital, profissionalizantes e alfabetização nos canteiros de obras e durante o horário de trabalho. Outra ação, com o apoio do Sesi, levou para os canteiros um gabinete odontológico, no qual os colaboradores, em horário agendado durante o expediente, recebiam tratamento preventivo e gratuito, como restaurações, limpezas e aplicações de flúor.

"Em todo o Brasil, o grande parceiro da MRV é o Sistema S, que nos oferece uma programação de cursos e serviços em todas as regionais. Aqui na Paraíba, a gente quer dar continuidade aos projetos de qualificação técnica e pessoal e os próximos cursos rápidos serão de administração de finanças e planejamento familiar", afirma Cássio Leal.

Segundo o coordenador, os resultados com essas iniciativas são muito positivas. “Temos uma parceria sólida com os órgãos fiscalizadores, como Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Sindicato dos Trabalhadores, que levam nosso trabalho como referência para outras empresas do setor. Realizamos investimento mensal nos nossos alojamentos com manutenção, segurança, equipe de limpeza, alimentação e hospedagem dos trabalhadores", explica.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //