Política

CMJP homenageia ex-vereador Genivaldo Fausto de Oliveira

Título


23/10/2015



A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou, na tarde desta quinta-feira (22), o ex-vereador da Capital paraibana Genivaldo Fausto de Oliveira com a Comenda Poeta Ronaldo Cunha Lima e o Título de Cidadão Pessoense. A sessão solene foi realizada no plenário Senado Humberto Lucena e proposta pelo vereador Marco Antônio (PPS), que também foi o propositor da entrega da Comenda. Já a cidadania pessoense foi aprovada na Casa Napoleão Laureano através de proposta do ex-vereador Tavinho Santos, que foi representado pelo presidente da Casa, Durval Ferreira (PP).

 

“Estamos todos unidos para homenagear mais um filho de João Pessoa e desta Casa de Napoleão Laureano. Genivaldo Fausto de Oliveira, além de ocupar todos os postos de trabalho desta Casa, destacou-se como político sendo autor de vários projetos que beneficiaram a nossa Capital das Acácias. Com forte identificação com nossa cidade tem a estima e o respeito de todos que tecem grande admiração ao seu trabalho. Com muita felicidade entrego esta honraria em reconhecimento a toda sua trajetória”, justificou Marco Antônio.

“Hoje é um dia de muita alegria e emoção renovada. Meu amigo, meu irmão, Genivaldo Fausto de Oliveira, retorna a esta Casa para receber, por mérito, duas homenagens de grande valor simbólico: a Medalha Poeta Ronaldo Cunha Lima e o Título de Cidadão Pessoense. Você, meu amigo e companheiro, recebe no dia de hoje, a cidadania pessoense por justiça e merecimento. Mas, cidadão de João Pessoa Vossa Excelência já é há muito tempo. Nós estamos apenas consolidando essa homenagem, porque o povo de João Pessoa, que sabe reconhecer um verdadeiro filho, já lhe recebeu há muito tempo de braços abertos. Você faz parte de nossa história, faz parte da história da Câmara e também é responsável pelo crescimento e desenvolvimento da nossa querida João Pessoa”, discursou Durval.

 

O ex-vereador Tavinho Santos falou que o homenageado ensinou muito a todos os parlamentares que passaram pela CMJP durante sua gestão. “Este é um momento histórico para esta Casa porque estamos homenageando quem tanto fez pela Casa de Napoleão Laureano e por nossa cidade. Sempre um homem firme e de palavra”, enfatizou.

 

Já o secretário de Estado de Articulação Política e ex-vereador Trocolli Júnior disse que a maior marca de Genivaldo Fausto é a lealdade. “Este é um momento de grande alegria por ser uma oportunidade de reunir grandes amigos para reverenciar este homem que é amigo verdadeiro. Tenho muito orgulho de ser seu amigo e de toda sua família”.

 

Um dos filhos do homenageado, Genivaldo Filho, enfatizou o sentimento de gratidão por tê-lo como pai e exemplo e destacou sua honestidade e decência. Já sua neta, Hanna Gama, agradeceu pelo legado deixado e se disse orgulhosa de ser sua neta.

 

O homenageado agradeceu aos vereadores pelas honrarias outorgadas, e a sua família e amigos pela presença constante em sua vida. Ele também fez uma recapitulação de sua trajetória de vida na Capital paraibana. Lembrou que foi convidado pelo então presidente da CMJP, Cabral Batista, para ser contínuo da Casa. De acordo com ele, desde então, só não foi tesoureiro, pois passou por todos os cargos, chegando a Diretoria Geral e também presidente da Casa. Genivaldo também lembrou que foi o relator da Lei Orgânica Municipal (LOM) da Capital. “Esta casa me deu tudo, a defendo em qualquer lugar. Deixo para minha família meu nome digno e honrado. Agradeço a todos os amigos e a minha família por estarem compartilhando comigo este momento”, finalizou.

 

O Coral Antônio Leite da CMJP, sob a batuta da maestrina Socorro Estrela e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, marcaram a solenidade com a execução do Hino Nacional, do Hino Oficial de João Pessoa, da Oração de São Francisco e da canção “Verdade”, de Zeca Pagodinho. Um vídeo foi exibido com a biografia do homenageado e com depoimentos de familiares, amigos e colaboradores, muitos dos quais estiveram presentes na solenidade.

 

O Homenageado

 

Genivaldo Fausto de Oliveira é natural da cidade de Pilar. Nasceu em 4 de outubro de 1936 e em 1946, com 10 anos de idade, veio morar em João Pessoa. Cursou o ensino fundamental nos colégios Grupo escolar santo Antônio e na Escola Estadual Isabel Maria das Neves. Na escola Industrial de João Pessoa e no Lyceu Paraibano foi concluído o Ensino Clássico Noturno, atual Ensino Médio. Em 30 de novembro de 1955 foi nomeado como servidor da Câmera Municipal de João Pessoa para função de contínuo e ao longo dos anos que se passaram exerceu quase todas as funções do quadro, vindo a se aposentar como Diretor Geral da Casa de Napoleão Laureano.

É formado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e foi concluinte da primeira turma do curso de Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). O parlamentar foi suplente de vereador de 1983 a 1988 e assumiu a titularidade por dois mandatos, de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996. Além de servidor e vereador da Casa Legislativa Municipal, ele foi eleito no período de 1991 a 1992, presidente da CMJP.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //