Paraíba

CMJP celebra o centenário de nascimento de Napoleão Laureano


15/08/2014



A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai realizar duas sessões especiais e uma sessão solene no decorrer da próxima semana. A Casa vai celebrar os 24 anos de existência da Guarda Municipal de João Pessoa; o Dia do Maçom e o centenário de Nascimento do seu patrono, o médico Napoleão Rodrigues Laureano. As celebrações acontecem no plenário Senador Humberto Lucena. As informações foram divulgadas pelo Setor de Cerimonial da Casa, através da Agenda da Semana, para o período de 18 à 22 de agosto.

A primeira sessão especial acontece na terça-feira (19), às 15h, para comemorar os 24 anos de instituição da Guarda Civil Municipal de João Pessoa. O propositor da comemoração foi o vereador Lucas de Brito (DEM). “No início do mês, a Guada Municipal comemora 24 anos de existência. Proponho que a CMJP se integre às comemorações e faça essa sessão com entrega de honrarias a pessoas que contribuíram e se dedicam por muitos anos ao serviço da Guarda”, justificou Lucas.

Na quarta-feira (20), às 19h, será realizada na segunda sessão especial da semana em homenagem ao Dia do Maçom, celebrado em 20 de agosto. A solenidade foi proposta pelo vereador Benilton Lucena (PT). “Acreditamos que o motivo fundamental de tantos homens abraçarem a Instituição da Maçonaria é porque existe a confiança nos princípios sobre os quais ela foi construída: liberdade, igualdade e fraternidade e o sagrado sentimento de união entre os irmãos. São homens que dedicam especial atenção à manutenção da família, ao bem estar da sociedade, à defesa da Pátria e ao culto ao Grande Arquiteto do Universo”, defendeu Benilton.

CMJP homenageia seu patrono

A sessão solene do período acontecerá na quinta-feira (21), às 16h, para celebrar o centenário de Nascimento de Napoleão Rodrigues Laureano, o patrono da CMJP. Na ocasião também será outorgado o Diploma de Honra ao Mérito ao diretor presidente da Fundação Laureano, o médico Antônio Carneiro Arnaud. As homenagens foram propostas pelo presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira (PP).

“Será uma justa homenagem a um cidadão inspirador, que fundou a CMJP e lutou pelos acometidos pelo câncer em todo o Brasil. Além disso, vamos reconhecer o trabalho de Carneiro Arnaud pelo trabalho de extremo alcance social na Saúde desenvolvido na presidência da Fundação Laureano”, justificou Durval Ferreira. Na ocasião, será exibido um documentário sobre Napoleão Laureano.

Histórico do Patrono da CMJP

Napoleão Rodrigues Laureano nasceu em Natuba, então integrada ao Município de Umbuzeiro, a 22 de agosto de 1914. Em 1943 diplomou-se na faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Napoleão Laureano foi o primeiro presidente da CMJP após a redemocratização. Liderou a Casa no período de 1949 a 1951, quando afastou-se do cargo por ter sido acometido de câncer.

A sua luta contra a doença contribuiu para a fundação do Hospital do Câncer da Paraíba e para a criação da Fundação Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro. Faleceu no dia 31 de maio de 1951, no Rio de Janeiro. Em 24 de fevereiro de 1962, foi inaugurado o Hospital do Câncer Napoleão Laureano, em João Pessoa. A CMJP passou a denominar-se “Casa Napoleão Laureano” em 3 de setembro de 1963.

Ex-prefeito de JP e Diretor da Fundação Laureano

Antônio Carneiro Arnaud nasceu na cidade de Pombal, sertão da Paraíba, em 7 de dezembro de 1933. Veio estudar em João Pessoa, concluindo o Científico (hoje ensino médio) no Lyceu Paraibano. Formou-se em Medicina na UFPE em 1958 e fez residência médica no Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro (RJ).

Em maio de 1992, assumiu o cargo de diretor-presidente da Fundação Laureano, o qual ainda exerce. É o atual presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina (biênio 2014/2016). Elegeu-se deputado federal por duas legislaturas (1979 e 1983) e foi Prefeito de João Pessoa de 1º de janeiro de 1986 a 31 de dezembro de 1988.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //