Política

Cida propõe ações de qualificação para profissionais do Turismo

TURISMO


11/08/2016



O plano de governo da coligação ‘Trabalho de Verdade’, encabeçada pela professora Cida Ramos (PSB) e pelo deputado federal Wilson Filho (PTB), prevê diversas ações para desenvolver o turismo na cidade de João Pessoa. O incentivo à qualificação de profissionais ligados à área, a aquisição de ônibus para ‘city tour’, a implantação do bilhete turístico, o melhor aproveitamento do potencial do Centro Histórico e a criação de parcerias com universidades para viabilizar projetos para recuperação da falésia do Cabo Branco são algumas das propostas da socialista.

Em entrevista nesta quinta-feira (11), Cida afirmou que vai trabalhar para recuperar as condições necessárias ao desenvolvimento do turismo na Capital. Para isso, ela disse que é preciso incentivar e ampliar atividades que movimentem o mercado e o fluxo de turistas por meio de atrativos no campo dos negócios, eventos, lazer, turismo religioso, gastronomia e cultura.

Cida lembrou que esta visão de política para o turismo tem sido colocada em prática pelo PSB nos últimos anos. “O melhor exemplo é a construção do Centro de Convenções de João Pessoa. O novo equipamento colocou nossa cidade na rota dos grandes eventos nacionais e internacionais, como o Fórum de Governança da Internet (IGF), organizado pela ONU em 2015, e a Robocup (copa do mundo de robótica), em 2014”, destacou.

A candidata do PSB afirmou que vai executar o Plano Diretor Municipal do Turismo, requalificar a sinalização turística e construir polos gastronômicos. Mas, além de melhorar a estrutura para receber os turistas, Cida Ramos propõe a criação de uma conta específica na peça orçamentária da Secretaria Municipal de Turismo para a divulgação do destino João Pessoa em todo o País. O plano de governo coloca ainda o turismo como ferramenta de inclusão social, ao fomentar a ampliação de postos de trabalho no setor voltados para pessoas com deficiência.

Para Cida Ramos, outro ponto importante é a necessidade de ter uma atenção especial com áreas que possuem grande potencial turístico, mas que hoje não contam com políticas adequadas. “A atual gestão trata com descaso o Centro Histórico, isolando-o na degradação decorrente da ausência de ações que o revitalizem e potencializem sua importância para o desenvolvimento do turismo”, criticou.

De acordo com Cida, a gestão municipal deve conhecer bem os principais atributos da cidade para estabelecer políticas que desenvolvam o turismo a partir daquela realidade local. “Uma boa gestão precisa destacar na cidade os aspectos peculiares de sua região, de sua gente e do seu cotidiano, sem se esquecer da importância do patrimônio cultural, os aspectos naturais particulares e oportunidades de participação da população no desenvolvimento local”, observou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //