Saúde

Cheiro da urina denuncia câncer

Arma


10/07/2013



 O câncer de bexiga pode agora ser detectado muito antes do aparecimento dos sintomas, depois que os cientistas criaram um dispositivo, chamado Odoreader, que pode sentir na urina o cheiro da doença. Analisando os produtos químicos na urina de um paciente, o sensor é capaz de dar um diagnóstico preciso dentro de 30 minutos.

Cerca de 10.000 pessoas são diagnosticadas com a doença a cada ano no Reino Unido e não há um método confiável capaz de detectar a doença cedo, ao contrário do câncer de mama ou cervical. E é por causa do diagnóstico tardio, que o câncer de bexiga é um dos tipos mais mortais da doença.

Pesquisadores britânicos levaram quantro anos para desenvolver o Odoreader. Seu funcionamento é muito simples e pode ser operado em um consultório médico. Um frasco contendo a urina do paciente é colocado dentro do dispositivo. Cerca de 30 minutos depois, o Odoreader é capaz de mostrar o diagnóstico na tela do aparelho e indica se o paciente tem ou poderá ter no futuro o câncer de bexiga.

O estudo foi publicado na revista Public Library of Science ONE.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //