Brasil & Mundo

Céu de Brasília pode ser tombado

Beleza


22/05/2013



 Há 26 anos, Brasília é tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade, o que significa a proteção do projeto urbanístico, o que inclui prédios e monumentos históricos da capital. Desde 2007, um projeto tenta promover o tombamento de outro bem natural de Brasília: o céu. O autor é Carlos Fernando de Moura Delphim, arquiteto e coordenador do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

— Podem achar algo ilusório, mas proteger o céu é algo mais real do que se pode pensar. Só que, segundo Delphim, o projeto ainda não decolou.

Ele afirma que ainda não recebeu uma posição oficial do Iphan sobre o andamento.

A proteção do céu, segundo o coordenador do Iphan, inclui acordos como não permitir que se construam prédios altos, que ofusquem a visão aérea ou ainda que não sejam feitos prédios revestidos por espelhos, o que compromete a iluminação natural da cidade. Mesmo se o projeto decolasse, o seu autor acredita ser difícil que as orientações fossem cumpridas.

— A declaração de paisagem natural é um acordo entre o Distrito Federal e a sociedade, mas acho difícil que se respeite como deve ser, já que vemos que não respeitam nem mesmo o tombamento da cidade.

Delphim explica que a construção de prédios altos ou em cores chamativas próximos a um importante monumento acaba por ofuscar a visão do patrimônio histórico.

A reportagem do R7DF entrou em contato com o Iphan, mas ainda não obteve resposta.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //