Entretenimento

Cearte realiza Semana de Arte em defesa da liberdade de expressão artística


11/12/2018



O Centro Estadual de Arte (Cearte) realiza de 11 a 13 de dezembro, das 18h às 22h, a Semana de Arte 2018. A Semana tem como tema a “Arte Manifesto na Paraíba”. A ideia do manifesto é unir na semana de arte a comemoração de 33 anos do Centro e a defesa da liberdade de expressão artística.  A semana contará com exposições de artes visuais, peças de teatro e espetáculos de dança e música, tudo produção dos alunos do Cearte. A curadoria do evento é do professor e artista visual Thayroni Arruda.

O evento reúne uma mostra do processo de ensino e aprendizagem realizado durante o ano por todas as linguagens de arte que o Cearte oferece: Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Literatura e Audiovisual. O evento é realizado de forma permanente pelo Cearte.

A Semana de Arte do Cearte é uma homenagem a Semana de Arte Moderna realizada em fevereiro de 1922, em São Paulo, quando personalidades como Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Mario de Andrade, Heitor Villa-Lobos, entre outros, se destacaram. Na Semana de 22, cada dia trabalhava um aspecto cultural: pintura, escultura, poesia, literatura e música. O evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX. “É uma semana que nos inspira e nos deixou muito recurso para seguir lutando pelo ensino da arte”, frisa Laura Moreno, diretora do Cearte.

Manifesto

Em relação ao tema do Semana, “Arte Manifesto na Paraíba”, Laura explica que o tema foi proposto em assembleia e o corpo docente o abraçou trabalhando com os alunos, mas nada foi feito de forma impositiva. “O tema foi proposto pela importância da cultura na cidade e na vida das pessoas para o desenvolvimento do ser humano. A importância da arte e da cultura teria que estar presente permanentemente no cotidiano da vida de todos nós”, argumenta.

Após escolhido o tema cada professor buscou interpretá-lo junto com os alunos. Vale ressaltar que o corpo docente do Cearte é composto por um quadro de atores, atrizes, músicos, cineastas, artistas visuais, bailarinos e escritores que compõem a cena cultural paraibana. “Os professores são artistas docentes, arte-educadores”, ressalta a diretora.

Outro motivo do tema seria porque é a arte que primeiro sente “as dificuldades, recortes e massacres” em momentos de crise. “São as primeiras podadas, silenciadas, as áreas sensíveis, as áreas da expressão. Então, desde 2011, na gestão do Cearte, quando a gente fez essa homenagem à Semana de Arte, agora fica cada vez mais claro a necessidade de um manifesto permanente, dizendo: aqui a gente está fazendo florescer, cultivando esse terreno para que o estado, que é um celeiro de artistas já comprovado, ofereça mais e mais recursos para que a arte seja a nossa bandeira”, argumenta.

Matrículas

Em 2018 o Cearte abriu mais de 3 mil vagas nos mais diversos cursos da instituição. O Centro oferece cursos para crianças a partir de seis meses até idosos. Os cursos são oferecidos em duas unidades, uma no Centro de João Pessoa, no Grupo Escolar Thomaz Mindelo, e outra na Escola de Dança, no Espaço Cultural.

As inscrições para o ano letivo 2019.1 já estão sendo feitas para o Curso de Musicalização Infantil. Para os demais cursos as inscrições para os que já são estudantes do Cearte começam dia 15 de Janeiro e para novatos dia 21.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //