Futebol

Ceará vence Fortaleza no primeiro clássico-rei da Arena Castelão

Cearense


17/03/2013

 Com Dimas Filgueiras na beira do gramado, o Ceará derrotou o Fortaleza, por 2 a 0, na Arena Castelão, pela 4ª rodada da segunda fase do Campeonato Cearense. Com o resultado, o Vovô se recuperou na competição e fica na quinta colocação, com seis pontos. Já o Fortaleza fica na terceira colocação, com nove pontos conquistados.

Na próxima quarta-feira, o Fortaleza joga com o Tiradentes, às 22 horas, no Estádio Alcides Santos, às 22 horas. O Ceará encara o Ferroviário, ainda sem local definido, às 20h15m, na quinta-feira que vem.

Domínio e gol

No primeiro tempo, o Fortaleza bem que começou com mais empolgação e posse de bola. Mas o Ceará logo equilibrou e, a partir dos 10 minutos, os jogadores alvinegros apertaram na marcação e foram deixando o Tricolor do Pici sem opções de jogadas de ataque.

Aos poucos, crescendo em campo, o time de Dimas Filgueiras começou a atacar com perigo aos poucos. Primeiro foi Pingo, que após lançamento em profundidade, tentou cruzamento rasteiro. Mas a defesa leonina tirou. Aos 22 minutos, o Vovô já era bem mais ofensivo. Magno Alves fez tabela na entrada da área, mas não dominou dirieto e perdeu o tempo do chute.

Enquanto o Fortaleza pressionava nos contra-ataques, sem muita objetividade, o Ceará chegava com perigo. Aos 32, Pingo colocou o Vicente de cara para o gol, em belo lançamento. O lateral dividiu com o goleiro João Carlos, que conseguiu tirar.

E dois minutos depois, veio o gol alvinegro, após a pressão. A defesa do Fortaleza cochilou e Rafael Vaz dominou livre, na entrada da área. De perna esquerda, ele tirou do zagueiro e mandou para as redes. Um golaço que abria o marcador no Castelão.

Só no finalzinho da etapa, o Leão ameaçou para valer. Assisinho mandou chute de muito longe e a bola passou perto da meta de Fernando Henrique. Um minuto depois, o atacante arriscou de novo e a bola saiu mais uma vez perigosa.

Vovô continua melhor

Na volta para o segundo tempo, o Vovô permaneceu com mais atitude e marcando melhor. Embora o Fortaleza tenha novamente iniciado na pressão, a equipe alvinegra logo reagiu. E o segundo gol foi questão de tempo. Aos 13 minutos, Ricardinho cobrou falta, João carlos espalmou e, na sobra, Magno Alves fuzilou a meta de João Carlos.

Com o segundo gol, Dimas Filgueiras organizou sua equipe em um misto de retranca e ataque. Aos 26, Edinho investiu pelo meio e sofreu falta. Assisinho levantou na área, mas Esley acabou cometando falta de ataque, em um dos lances de perigo poucos do Leão na segunda etapa. Aos 32, Fernando Henrique passou direto na bola e Assisinho voltou a perder oportunidade. Mas ficou nisso para o Tricolor do Pici.

Assim, o Ceará dominou as ações até o fim da partida, sem que o Fortaleza ameaçasse mais muito. No final, nó tático de Dimas Filgueiras no companheiro de profissão Hélio dos Anjos e vitória alvinegra.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //