Eventos

“Castelo”, da Paralelo cia de Dança, encerra temporada, em João Pessoa

dança


06/12/2013

  Após apresentações em Campina Grande e Cajazeiras, o espetáculo “Castelo”, da Paralelo Cia de Dança, encerra nesta sexta (6) e sábado (7) sua temporada. O projeto de circulação foi aprovado pelo FIC Augusto dos Anjos. As apresentações em João Pessoa serão sempre às 20 horas, na sede do Ser Tão Teatro, localizado no largo de São Pedro Gonçalves, no Centro Histórico. A entrada é franca.

A direção e coreografia do espetáculo é de Joyce Barbosa. Ela está em cena, dançando com Aretha Paiva, Vanessa Queiroga e Lília Maranhão. A estreia de "Castelo" aconteceu em 2009. O espetáculo recebeu o prêmio Klauss Viana, da Funarte. Além das apresentações do espetáculo foram realizadas, em todas as cidades, oficinas de dança contemporânea.

Ao estabelecer uma comparação da atual montagem de “Castelo” com o trabalho anterior do grupo, Lilia Maranhã avalia que “O ‘Experimento Pina’ tem como foco um trabalho de corpo, amparado nas linhas de fuga, expressão trabalhada por Deleuze em suas obras. Na medida em que algumas propostas do “Experimento” se voltaram para produzir, por meio da improvisação, um estado de corpo violento ou agressivo, em constante estado de alerta ou prontidão, a experimentação teve relação importante com o “Castelo”, que explora esse mesmo lugar corporal, afinal, embora seja um espetáculo coreografado, pré-concebido, não se adquire o tônus e a rigidez da movimentação do “Castelo” sem um trabalho específico voltado para esta qualidade de corpo.

Na avaliação da bailarina, pelo fato de o “Experimento” se apresentar em locais de passagem, “sejam naturais ou construídos, o bailarino-intérprete também precisa ‘resolver’ a exposição, muitas vezes violenta, do público que o observa, o que certamente também influenciou o’Castelo’, permeado por esta atmosfera de julgamento, clausura e opressão social”



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //