Política

Candidato prioriza a valorização do servidor e a “reconciliação do Governo com a

Eleições 2014


24/07/2014

{arquivo}O portal WSCOM Online dá sequência à série de matérias relativas aos programas de Governo dos candidatos a governador na Paraíba. Nesta quinta-feira (24), serão destacadas algumas das propostas de Cássio Cunha Lima (PSDB), que prioriza como ação de gestão, a construção e a execução de um projeto de desenvolvimento para o Estado, a valorização do servidor público é a “reconciliação” da administração estadual com a sociedade paraibana.

“O maior dos meus desejos políticos é o de reconciliar o Governo com a Sociedade na Paraiba”, afirma Cássio Cunha Lima na carta-proposta “Agenda Paraíba 2015-2018 – Democracia e Desenvolvimento”. O documento está disponível no Sistema DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na carta-proposta, o candidato Cássio Cunha Lima destaca define as metas de Governo sob quatro marcos estratégicos. São eles: o Estado e o desenvolvimento; a Reconciliação: Estado, Governo e sociedade; o Governo e a legitimidade sócio-política; e a comunicação, a participação e a solidariedade.

{arquivo}O candidato defende a renovação das estruturas de poder e da administração estadual. Segundo ele, os mecanismos decisórios da gestão devem se amparar na convivência e aceitabilidade das referências críticas e analíticas, “longe, portanto, dos processos de intervenção pública fundados no obscurantismo político próprio do autoritarismo de ocasião”.

“Cuidar da gestão pública priorizando o interesse público é obrigação primária dos gestores públicos. Cuidar das pessoas com afeto, se atrelando à dimensão humana, é muito mais importante, pela natureza e amplitude dos atos públicos. Esta superior compreensão é a essência dos paradigmas e propósitos do projeto político em torno de uma nova pedagogia democrática e governamental”, diz o candidato.

Na área de Educação, o tucano almeja “fazer da Paraíba um Estado educador”. Entre as suas propostas estão: a construção de um novo Plano de Educação para o Estado, em consonância com o Plano Nacional de Educação, focado no desenvolvimento humano; a democratização do acesso com ampliação da permanência escolar e combate a evasão; a atenção especial e integral a todas as escolas da rede estadual; a expansão do EJA, da educação especial, da educação do campo e a garantia do direito à educação para indígenas, quilombolas, ciganos e privados de liberdade; a expansão da educação profissional; a preparação para o Enem, para ampliar a entrada no ensino superior; retomada da autonomia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Na área de Saúde, o candidato promete promover a reestruturação da assistência especializada; avaliar e propor reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos profissionais da Saúde; implantar centros regionais de alta complexidade e aperfeiçoar a qualidade do atendimento.

Para a segurança pública, ele destaca a promoção, a prevenção e o controle da violência e a instauração de uma cultura de paz no Estado; o fortalecimento da campanha de desarmamento; a criação de programas de prevenção à violência para os diversos grupos em situação de vulnerabilidade social (mulheres, crianças, adolescentes, jovens, idosos, homossexuais); a implementação de vídeomonitoramento em áreas de risco; a autonomia financeira da Polícia Civil; a ampliação dos contingentes de policiais militares e civis, prevendo a evolução quantitativa dos efetivos temporalmente em serviço.

Clique aqui para conferir mais informações sobre o plano de governo do candidato Cássio Cunha Lima.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //