Mais Esporte

Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica começa na Paraíba

Novo esporte


09/10/2014

{arquivo}O Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica – Equipes e Pares foi aberto na manhã desta quarta-feira (8) com apresentação do grupo folclórico da Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad) e as primeiras partidas entre atletas de vários estados. O torneio está acontecendo na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc) até esta quinta-feira (9), com o apoio do Governo do Estado.

O gerente operacional da Pessoa com Deficiência, divisão vinculada à Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Jean Klaud de Azevedo Silva, explicou que o incentivo ao desporto para formação de paratletas é uma das políticas públicas desenvolvidas pelo Estado. “A Paraíba está entre os melhores estados do Nordeste e do Brasil nessa modalidade de bocha. Estamos fomentando a prática dessa e outras modalidades de esporte desde 2011. Agora estamos colhendo os frutos”, observou.

O presidente da Ande, Frederico Frazão, falou sobre os benefícios do campeonato para os atletas: “O Campeonato Brasileiro vale vaga para o Bolsa Atleta. Os três primeiros pares vencedores têm direito à bolsa atleta do Ministério dos Esportes. No campeonato regional, a Paraíba ficou em segundo lugar, perdendo apenas para uma equipe”.

Paraíba na competição – Dos 11 atletas que estão representando a Paraíba no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, quatro são da Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad), ligada ao Governo do Estado. Os seis restantes são da Associação de Criatividade Artística e Desportiva de Deficientes (Acadd), que recebe apoio estadual em ações como desportos.

Camille Asp Vieira, de 34 anos de idade, é medalhista regional e uma das representantes da Paraíba no campeonato. Para ela, o apoio do Governo do Estado é importante para o fomento de desportos entre os paratletas. “Sem o apoio, não tínhamos como treinar e, assim, alcançar nosso objetivo”, afirmou. “O campeonato sendo realizado aqui mostra o quanto a Paraíba está interessada na bocha, encarando essa modalidade não como uma brincadeira. A maioria desses atletas que estão aqui poderiam estar em casa ociosos. Porém, com o incentivo, hoje são medalhistas”, ressaltou.

O torneio, que acontece nesta quarta-feira e quinta-feira, conta com a participação de delegações de 13 estados brasileiros. São cerca de 100 paratletas competindo, além de dirigentes de delegações, técnicos e assistentes, chegando a um total de 230 pessoas envolvidas.

A organização do evento é da Associação Nacional de Desportos para Deficientes (Andes), que faz parte do Comitê Paralímpico Brasileiro. Os atletas que participam da competição foram classificados em campeonatos das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Leste e Centro-Oeste. Os jogos que estão sendo realizados em João Pessoa não são individuais, mas sim disputados por pares ou equipes.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //