Política

Calvário: Ex-secretário Ivan Burity deixa a penitenciária após mais de 60 dias de cárcere

Ivan Burity foi preso dentro da quinta fase da Operação Calvário, deflagrada no dia 9 de outubro para combater desvio de recursos públicos estaduais.


11/12/2019

Ex-secretário Executivo de Turismo do Estado Ivan Burity. Foto: Reprodução



Da Redação
Portal WSCOM

 

Já está em liberdade o ex-secretário executivo de Turismo do Estado, Ivan Burity. Ele deixou a Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, em João Pessoa, nesta quarta-feira (11), segundo informação confirmada à imprensa pelo secretário de Estado da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca.

 

A informação foi confirmada inicialmente pelo Paraíba Rádio Blog, do jornalista Thiago Moraes. No entanto, as razões da liberdade do ex-secretário não foram divulgadas ao público. Rumores indicam que a soltura de Ivan Burity estaria condicionada a suposta colaboração/delação premiada, fato que não é confirmado pela defesa, que tem a advogada Verônica Abdalla à frente.

OPERAÇÃO CALVÁRIO

A Operação Calvário, na Paraíba, tem o objetivo de investigar e desarticular uma organização criminosa (Orcrim) que, por seus agentes e núcleos de atuação, foi responsável pela prática de atos de corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos em contratos firmados com unidades de saúde e educação do Estado e cujos valores ultrapassam o montante de R$ 1 bilhão. Ainda segundo a apuração, essa organização atuou também em outras unidades da federação, a exemplo do Estado do Rio de Janeiro.

 

Ivan Burity foi preso dentro da quinta fase da Operação Calvário, deflagrada no dia 9 de outubro para combater desvio de recursos públicos estaduais, corrupção e lavagem de dinheiro. Contra Ivan Burity, pesa a acusação de que ele teria participado de esquema suspeito ato de influência, facilitando a abertura de caminho para “a contratação das empresas, mediante o recebimento de propina”, na pasta da educação.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //