Saúde

Britânica tem câncer de pele nos olhos

Raro


16/07/2013



 Quando Joanne Colina foi realizar um teste ocular de rotina, ela apenas pensou que poderia usar óculos.

Mas, ao invés de receber a receita de um óculos, ela se viu encaminhada para exames de urgência. Seu oftalmologista tinha notado uma estranha sombra no canto inferior de seu olho direito.

Inicialmente, Joanne estava chocada e por ter sido aconselhada anteriormente a não se preocupar, por se tratar apenas de uma simples “pintinha”, mas na nova consulta, soube que existia a possibilidade de se tratar de câncer, provocado por excesso de exposição solar.

Ela foi enviada para o Warrington Hospital, especializado em olhos, e os médicos disseram que se tratava de um melanoma ocular em sua retina e que poderia ser maligno.

Após inúmeros exames e fotos, durante 6 meses, ela foi enviada para um check-up na Unidade de Oncologia do Liverpool Hospital – uma das poucas unidades especializadas do Reino Unido em câncer nos olhos.

“Foi quando eu descobri que era maligno. Eu ainda não tinha sintomas de câncer e o câncer não podia ser visto sem equipamento especializado, mas definitivamente era cancerígeno. Ele veio como um choque enorme porque eu estava em ótima forma e muito saudável”, disse Joanne ao britânico DailyMail.

As pessoas que correm maior risco de melanoma ocular são ruivas, de pele clara ou qualquer pessoa que está diariamente exposta aos raios UV. As pessoas com mais de 50 anos também podem ser severamente afetadas, mas nenhum desses fatores se aplicava a Joanne.

“Este é um tipo raro de tumor e sua causa é completamente desconhecida, mas é algo que as pessoas precisam estar cientes e, sempre que possível, procurar proteção”, explica Jane Maher, oncologista e diretora médica da Macmillan Cancer Support.

Ela continua: “Ao contrário do melanoma da pele, não há fatores de risco definidos, embora seja mais comum com o aumento da idade e mais provável de ser visto em pessoas com olhos azuis ou cinza, porque eles têm menos pigmentação melânica de proteção”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //