Economia & Negócios

Brasileiros estão mais endividados e pessimistas com o próprio bolso, aponta pes

ecomomia


29/08/2013

O brasileiro está mais endividado. Essa foi a constatação do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor, divulgado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) nesta quinta-feira (29). O indicador de evolução de endividamento ficou 103,1 pontos em agosto. Houve uma redução de 2,65% em relação a julho deste ano e de 4,4% ante agosto de 2012. Essa queda indica uma maior preocupação dos brasileiros com as dívidas.

Segundo a pesquisa, o brasileiro está bem pessimista. Isso porque índice Nacional de Expectativa do consumidor ficou em 110,3 pontos neste mês, 2,7% inferior ao mesmo período do ano passado.

O indicador da expectativa em relação à situação financeira também teve queda de 0,7% na comparação com julho deste ano e caiu 5,1% frente a agosto de 2012.

De acordo com o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, a confiança baixa e o endividamento mostram que o consumidor será mais cauteloso. Na avaliação dele, esse cenário pode prejudicar o crescimento da economia do País.

— Hoje, a economia brasileira cresce puxada pelo consumo doméstico. Se não conseguirmos reverter a questão dos investimentos e das exportações, uma eventual queda no consumo significa que a economia crescerá mais devagar.

Já a expectativa sobre a renda pessoal também caiu. O recuo foi de 3,3%, na comparação com julho, e 3,1% ante agosto de 2012. É uma "expectativa de piora" na renda, na análise do gerente da CNI.

Nessa pesquisa da entidade, foram entrevistadas 2.002 pessoas em 142 municípios brasileiros. Elas foram ouvidas de 15 a 19 de agosto.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //