Paraíba

Blog de WS analisa queda acentuada da Economia nos Estados e a PB no contexto

PARAÍBA NO CONTEXTO


06/02/2017



O novo texto no Blog de Walter Santos desta segunda-feira (6), analisa a queda acentuada da Economia nos Estados, contextualizando a Paraíba.

Segundo Walter, "mesmo com forte queda do PIB na maioria dos Estados, em solo paraibano houve uma média expressiva de incremento econômico, razão pela qual houve menos impacto negativo."

Leia a análise na íntegra

A queda do PIB na maioria dos Estados; Paraiba tem menor indice negativo

A semana começa com alta repercussão sobre causas e efeitos de estudos da Tendências Consultoria Integrada, do Rio de Janeiro, apontando a queda acentuada da Economia brasileira diante das medidas do Governo Temer derrubando o PIB nos 27 Estados, embora na escala de quedas a Paraiba esteja em segundo menor nível, ou seja, não desabou como a maioria.

A sintese dos estudos é a seguinte: os dois anos de recessão que o país amargou em 2015 e 2016 fizeram a economia de 12 estados mais o Distrito Federal.

DETALHES DOS NÚMEROS

Conforme as projeções do economista Adriano Pitoli, o Produto Interno Bruto (PIB) de todas as 27 unidades da federação encolheu neste biênio. E, para 13 delas —12 Estados e o Distrito Federal—, o tombo foi tão grande que anulou a expansão vivenciada entre 2011 e 2014. Ou seja, o PIB desses estados e do DF está hoje de um tamanho menor do que o registrado ao fim de 2010.

Aliás, as informações fazem parte de reportagem de Daiane Costa no insuspeito jornal O Globo, que diz:

"As perdas mais expressivas ocorreram nos quatro estados do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais), no Rio Grande do Sul e Paraná, no Amazonas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e na Bahia, além do Distrito Federal. Ou seja, o estudo da Tendências mostra que a recessão que atingiu o Brasil foi disseminada, afetando tanto as regiões mais ricas do Sudeste e do Sul, como estados do Nordeste. Os números oficiais dos PIBs estaduais são medidos pelo IBGE, mas os últimos dados disponíveis são de 2014.

O CASO PARAIBA

A queda do PIB no Estado da Paraiba ficou na casa dos – 0,2% permitindo a análise de que, mesmo com forte queda do PIB na maioria dos Estados, em solo paraibano houve uma média expressiva de incremento econômico, razão pela qual houve menos impacto negativo.

UMAS & OUTRAS

…Os negócios no setor de Delivery da Capital paraibana, especialmente na Alimentação, tem crescido assustadoramente para cima.

…Tudo tem a ver com acomodação, qualidade dos alimentos e logistica.

…Santana é um dos garotos – propaganda do Lagoa Shopping.

…Em março, Pinto do Acordeon será homenageado em Festival de forró em Londres.

ULTIMA

"Os tubarões de Pernambuco/ não tileram surfistas"



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //