Política

Blog de WS analisa papel de Santiago em 2018 e arquivamento contra Lindbergh

ANÁLISE


26/01/2017



Em novo texto, o Blog de Walter Santos desta quinta-feira (26), analisa o papel do ex-senador Wilson Santiago (PTB)  nas eleições de 2018 e a decisão do Ministério Público Federal, em arquivar a ação contra o senador Lindbergh Farias (PT), atestando a inexistência do parlamentar na Operação Lava Jato.

Leia a análise na íntegra

Santiago, as negociações com RC e a inocência de Lindbergh

São intensas as articulações para consolidar um acordo do PTB liderado pelo ex-senador Wilson Santiago e o governador Ricardo Coutinho para 2018. Avançaram os entendimentos no sentido do partido ocupar jà em fevereiro algumas Secretarias. Mas, nesta data vamos abordar também a decisão do Ministério Público Federal de arquivar ação contra o senador Lindbergh Farias ao atestar inexistência de qualquer dolo do parlamentar na Lava Jato, portanto, restarou-se a verdade dos fatos.

O CASO PTB

Santiago se prepara para deflagrar nesses dias pelo PTB uma série de Seminários em diversas regiões do Estado. Quer mapear "in loco" as reivindicações das cidades e suas populações já preparando o partido na direção de 2018.

No xadrez politico, ele já fez sua opção para ficar com o esquema do governador Ricardo. Neste processo, ele pode ser uma alternativa para a majoritária (vice e Senado), embora não seja fácil ser porque a concorrência é forte.

COM QUEM DISPUTA

Em tese, Santiago tem na Vice e Senado que conviver com as possibilidades de concorrentes como o próprio RC, Ligia, Lira (dependendo do PMDB para reeleição). Não se insere na lista o deputado Gervásio Maia porque este é citado para governador.

Em síntese, Wilson Santiago está se preparando para nova grande disputa de olho na majoritária, pois seu filho, deputado federal Wilson Filho, ficará na reeleição.

O ARQUIVAMENTO DE LINDBERGH E O FUTURO

Até agora, não houve mesma dimensão na Midia sobre a decisao do Ministério Público Federal de arquivar processo contra o senador Lindbergh Farias na Lava Jato para reproduzir aos quatro cantos que inexiste qualquer participação ou dolo do parlamentar. Ele é Ficha Limpa.

Na verdade, apenas se fez justiça porque o senador fora citado pelo venal ex-direror da Petrobras, Paulo Roberto Costa, numa trama diabólica para lhe prejudicar por ser uma liderança emergente a partir do Rio de Janeiro com repercussão nacional.

Certamente, a Midia não vai lhe dar mesmo espaço, mas ele se manterá firme na defesa do projeto politico liderado por Lula como opção em 2018 para o Governo do Rio.

Sem dúvidas, a decisão do MPF mantém Lindbergh na lista dos petistas Top no âmbito nacional.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //