Política

Blog de Walter Santos explica como Caso Lula interferirá na eleição da Capital

CONJUNTURA


05/03/2016



Em nova postagem, o Blog de Walter Santos traz uma análise minuciosa dos efeitos que o Caso Lula terão em João Pessoa, mais especificamente na sucessão municipal. Desta feita, conforme revela o Analista politico, o ex-presidente não apoiará o prefeito Luciano Cartaxo, como da vez anterior, e isto implica em reforço à candidatura de Charliton Machado.

Por estar em alta junto ao PT Nacional e Governo Dilma, o governador Ricardo Coutinho deverá corar o apoio petista já no primeiro turno à candiudatura de João Azevedo, diz o colunista.

Eis a integra da abordagem:

Os reflexos do Caso Lula na eleição de João Pessoa

Em tese, a visão curta pode não ver nenhuma aliança entre os fatos ocorridos recentemente na Lava Jato em torno do ex-presidente Lula, como nesta sexta-feira de nuvem carregada, mas no decorrer do tempo não há como dissociar o maior Lider do PT e as campanhas municipais nos grandes centros incluindo João Pessoa.

O abuso, a grosseria cometida contra o ex-presidente usando da força coercitiva para leva-lo à Policia Federal é fato relevante vitaminando como nunca, ao contrário do que pressupunham a Rede Globo, a Oposição e setores do Judiciário e MPF, a nova fase de Lula com alta mobilização em torno e a favor dele como há tempo não havia.

POSICIONAMENTO PÚBLICO

Pelo que o site da Revista NORDESTE expôs, Ricardo Coutinho foi o primeiro governador a se manifestar contra os excessos praticados contra o ex-presidente Lula e o levou a ser manchete em sites nacionais.

No contra-ponto, Cássio ocupou a tribuna para pedir a renuncia de Dilma, fato que nada tem a ver com o caso Lula, da coerção contra o ex-presidente mas ele pega o embalo de Aécio Neves. O deputado federal Benjamim Maranhão foi nessa também.

A maioria dos demais senadores e deputados federais não se manifestou, mas mantém apoio a presidenta Dilma.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, também não se manifestou.

O CASO DE JOÃO PESSOA

No decorrer da disputa na Capital paraibana não dá para ignorar o fato de que, desta vez, Luciano Cartaxo não contará com o apoio de Lula em palanque, a exemplo do que aconteceu em 2012 em comício no bairro de Mangabeira, logo a presença do ex-presidente no palanque do pré – candidato Charliton Machado é reforço importante, mesmo que o candidato petista local não esteja no páreo a dados hoje podendo crescer.

Há uma outra hipótese possível, que é de Lula também se fazer presente no palanque de João Azevedo, do PSB, pelo alinhamento do partido na luta contra o Impeachment e agora a favor do próprio Lula.

Em síntese, esta realidade implica em concluir que Lula não estará mais no palanque de Luciano Cartaxo.

RICARDO AINDA MIRA APOIO DO PT

Ninguém se iluda. O governador Ricardo Coutinho ainda vai forçar a barra para o PT de João Pessoa apoiar o seu candidato João Azevedo.

Aliás, para quem não sabe, dias atrás um emissário do PT Nacional esteve conversando com Ricardo demoradamente e não era sobre física nuclear nem o degelo na Antártida.

Eles trataram mesmo foi de política e vendo como compor o cenário de João Pessoa e Campina porque o governador é tratado como Liderança VIP na relação com o Governo Dilma e o PT nacional.

A ele estará sendo dado tratamento especial, por isso a tese de composição em João Pessoa com o PSB ainda pulula, vive intensamente.

MANOEL JR E CÁSSIO

Embora os vereadores do PSDB já tenham fechado posição em defesa de aliança do partido com a candidatura à reeleição de Luciano, isto em nada tem interferido na manutenção de dialogo e entendimentos do deputado federal Manoel Junior e o senador Cássio Cunha Lima.

Os dois deveriam ter se encontrado esta semana em Brasilia mas, por questões de agenda deixaram para a semana que chega nova rodada de entendimentos para uma composição do PSDB com o PMDB.

Manoel Jr e Marcondes Gadelha, do PSC, andam muito animados desta semana passada para cá.

UMAS & OUTRAS

…O presidente do TRF/5ª Região, desembargador Rogério Fialho, é internauta antenado com os fatos da Paraiba, do Nordeste e do Brasil. O WSCOM é portal acessado por ele frequentemente.

…A campanha para reitor da UFPB contou ontem com o registro de três candidaturas: Luiz Junior, Zé Neto e Margareth Diniz. A novidade do dia foi o anuncio da professora Bernardina Freire como Vice da Reitora, candidata à reeleição.

…O cineasta Marcos Villar se mantém numa luta ferrenha para terminar o Documentário sobre Jackson do Pandeiro.

…Surge movimento para fazer o multimídia e produtor Gil Sabino como representante da Imprensa no Conselho Estadual de Cultura. Tudo a ver. Tem apoio até da atual representante Sonia Lima.

ÚLTIMA

“Em terra de cego/ quem tem um olho é rei…”



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //