Política

Blog de Walter Santos analisa tamanho e efeitos imediatos na posse de Gervásio

PRESIDÊNCIA DA ALPB


01/02/2017



Em novo texto, o Blog do Walter Santos fala nesta quarta-feira (1), sobre a posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Segundo Walter, "o novo presidente chega à Presidência do Poder Legislativo ainda muito moço, mas com uma carga genética e responsabilidade muito forte."

Leia a íntegra da análise

Como e porque Gervásio Maia assume com pose de pré-candidato ao Governo

Fazia tempo que o Teatro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, não registrava tamanho público como o que se registrou nesta quarta-feira, 1, com a posse do deputado estadual Gervásio Maia na presidência da Assembléia Legislativa, assim como dos demais integrantes da Mesa Diretora.

O teatro, como se diz lá na Torre, estava entupido de gente. Eram pessoas de todos os niveis sociais e com a presença marcante de formadores de Opinião.

Pelas contas do Cerimonial, passou longe de 100 o número de prefeitos presentes à solenidade. Poucos sabem, mas até ontem à noite o próprio Gervásio Maia fazia ligações telefônicas para prefeitos convidando – os para a posse. Aprendeu com o Pai.

Agindo assim, os intelectuais da Malandros do Morro, na Torre, logo diriam: "essa alma quer reza", no caso pegar o cavalo selado da sucessão estadual para viabilizar-se como candidato ao governo.

ESTILO E POSTURA

Gervásio Maia, como ressaltou o governador Ricardo Coutinho, é determinado e corajoso. São valores muito comuns na Familia Mariz Maia. Ele herda a influência do Pai, pessoa de índole e postura forte, da mesma forma do avô, ex-governador João Agripino Filho, dos tios ex-governador Antonio Mariz, ex-presidente do TCE, José Mariz, do ex-deputado federal Constituinte, João Agripino Neto, e do Procurador da República, Luciano Mariz Maia.

O novo presidente chega à presidência do Poder Legislativo ainda muito moço, mas com uma carga genética e responsabilidade muito forte. Só depende dele.

CONJUNTURA E FUTURO

À vista, fácil de atestar, Gervásio Maia tem apreço e tratamento diferenciado do governador Ricardo. Embora o senador Raimundo Lira seja alternativa para 2018 também, a impressão é de RC nutre um jeito especial sobre o novo presidente.

Não é à tôa que há tempo não há uma solenidade ou viagem importante ao Interior sem que Gervásio Maia não esteja presente. Parece grude, como filosofam os comerciantes do Mercado da Torre, mas é mais do que isso: Ricardo topa tê-lo como candidato à sua sucessão. Até ficar no Governo ele admite para vê-lo governador.

Isto vem da raiz primeira, Gervásio Pai, quando RC era adversário ferrenho ao partido do irmão da digna Procuradora Lourdinha Maia ( alô alô Recife), mas os dois eram "carne e unha". Na PMJP isto virou estaca, madeira de lei que cupim não rói.

E AGORA?

Gervasio é introspectivo, revela pouco o que pensa, mas age decidido. Vai levar esse enigma Maia Mariz para a fase mais importante de sua vida podendo, dependenodo dele e das circunstâncias, ser Governador do Estado.

Nos tempos de descrença na classe politica chegou a prova dos 9. Se ele esteve presente à sala de aula ouvindo as lições dos familiares e amigos ilustres terá, sem dúvidas, condições de fazer História com H maiúsculo.

A FRASE DE RICARDO

– Fico feliz em ter Gervásio Maia na presidência por ser uma pessoa corajosa e determinada, disse o Governador, conforme enfatizou Gil Sabino.

GENTE DO BEM E DA LUTA

Revi no teatro, ao acaso, para minha surpresa pessoas que aprendi a admirar e gostar ao longo de minha Vida.

Revi João Agripino Neto, Dr Ricardo Rosado Maia, Fabio Maia, advogado José Mariz Maia, Claudia Dantas, etc.

A banda da esquerda (não ideológica) do teatro estava repleta da Familia Mariz Maia. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //