Paraíba

Bancários debatem possibilidade de greve em assembleia

greve


12/09/2013



O ginásio de esportes do Sindicato dos Bancário da Paraíba irá sediar mais uma assembleia da categoria, que será realizada nesta quinta-feira, 12, às 19h. Segundo a direção do sindicato, estão na pauta do encontro a análise da proposta da Fenaban – reajuste de 6,1% sobre os salários, os pisos, a PLR e demais verbas de caráter salarial – e a decretação da Greve por Tempo Indeterminado, a partir do dia 19.

Segundo recomendação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf – CUT), será rejeitada a proposta dos banqueiros e a decretação da greve por tempo indeterminado, a partir do dia 19.

O comando de greve destaca que somente os seis maiores bancos tiveram lucro líquido de R$ 29,6 bilhões no primeiro semestre, alcançando a maior rentabilidade do sistema financeiro internacional, graças principalmente ao aumento da produtividade dos bancários: “Apesar dos lucros, os bancos estão fechando postos de trabalho e piorando as condições de trabalho, com aumento das metas abusivas e do assédio moral, o que tem provocado uma verdadeira epidemia de adoecimentos na categoria. Por falta de investimento em segurança, também cresce o número de assaltos, sequestros e mortes. Mas os banqueiros se recusam a discutir esses problemas”.

“Por isso consideramos a proposta, que não tem aumento real e desconsidera as demais reivindicações, como uma provocação dos bancos", afirma Marcos Henriques, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba e membro do Comando Nacional dos Bancários.

“Os bancários enfrentam condições adversas para o cumprimento das metas absurdas impostas pelos bancos. Muitas vezes, relegam a família e a vida pessoal ao segundo plano para atenderem às exigências dos banqueiros. Portanto, se os bancos não querem a via negocial vamos buscar na luta o que nos é devido de direito. A hora é agora, companheiros!”, conclama Marcos Henriques.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //