Futebol

Atlético pega o Milan de olho em título inédito

Liga dos Campeões


19/02/2014



 O melhor Atlético de Madri dos últimos anos retomará nesta quarta-feira, às 16h45 (de Brasília) o caminho rumo ao inédito título da Liga dos Campeões contra o Milan, na partida de ida das oitavas de final da competição, no estádio San Siro, de Milão.

Os ‘colchoneros’ chegaram perto do título na temporada 1973/1974, quando enfrentaram na final o Bayern de Munique, no estádio Heysel, de Bruxelas.

Luis Aragonés, falecido recentemente, abriu o placar para os espanhóis na prorrogação, mas Georg Schwarzenbeck empatou no último minuto, quando o Atlético já comemorava o triunfo. Na partida de desempate, dois dias depois, os alemães fizeram 4-0 e ficaram com a taça.

O time alemão desistiu de jogar a Copa Intercontinental (mais conhecida como Mundial de Clubes no Brasil) e o Atlético foi o representante europeu, que venceu o Independiente.

O atual Atlético não era considerado um dos favoritos ao início da competição, na qual não chega às quartas de final desde a temporada 1997, quando o atual técnico, o argentino Diego Simeone, ainda jogava pelo clube.

Simeone, porém, transformou o conjunto madrilenho, conhecido na Espanha como ‘El Pupas’ (o pobre coitado) por causa da fama de azarado.

Sob o comando do argentino, o Atlético não só briga pela liderança da Liga Espanhola com os dois gigantes (empatado em pontos com Barcelona, Real Madrid), mas também aparece como uma das principais equipes da atual edição da ‘Champions’.

Após uma grande primeira fase, na qual não perdeu uma partida, o Atlética deverá demonstrar agora seu potencial no mata-mata, a começar pelo Milan.

Simeone poderá contar com todos os jogadores titulares, a exceção do lateral-esquerdo brasileiro Luis Filipe, lesionado.

A outra grande dúvida é o companheiro de ataque do hispano-brasileiro Diego Costa. David Villa, que ainda sofre com problemas físicos, é o mais provável, mas Simeone poderia optar por Raúl Garcia, em grande fase e que acaba de renovar o contrato até 2018 com o clube.

Para salvar a temporada

Do outro lado, o Milan precisa da ‘Champions’ para salvar uma temporada desastrosa no Campeonato Italiano, onde é apenas o 10º colocado com 32 pontos, 31 a menos que a líder Juventus.

A chegada do técnico holandês Clarence Seedorf, único jogador da história a ter conquistado a Liga dos Campeões com três equipes diferentes (Ajax, Real Madrid e Milan), melhorou o rendimento da equipe ‘rossonera’.

Mas o Milan, mais pelo currículo do que pela qualidade do elenco, pode ser um rival perigoso para o Atlético, que precisará anular o atacante Mario Balotelli, homem gol dos italianos.

"Eles são favoritos no geral, mas a Champions é diferente das outras competições. Há muitos exemplos de equipes que vivem momentos complicados e que acabam conseguindo um grande resultado. Tenho fé, mas será difícil", admitiu o técnico holandês, que aposta também no brasileiro Kaká.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //