Paraíba

Após decisão judicial, Sedes destaca ações em favor das pessoas em situação de rua, em João Pessoa; confira nota


11/04/2020

Sedes promove ações de segurança alimentar e outros serviços para as pessoas em situação de rua (Divulgação)

Portal WSCOM



A assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) encaminhou nota à Redação do Portal WSCOM, neste sábado (11), em reposta à matéria relativa a decisão judicial da 5ª Vara Cível de João Pessoa que determinou a apresentação pela PMJP, no prazo de até 48 horas, de casas de acolhimento para 700 pessoas em situação de rua na Capital.

De acordo com nota, a Sedes já dispõe de 9 casas de acolhimento para que essas pessoas sejam abrigadas, a exemplo da Casa de Passagem da Família, da Casa de Passagem do Idoso, da Casa de Passagem para Adultos e para Crianças e Adolescentes. Além disso, o órgão oferece um programa auxílio-moradia para cerca de 200 pessoas; e o Novo Centro Pop 24 horas, no bairro de Jaguaribe, que dispõe de atendimento psicossocial, todas as refeições do dia, banho, além de ter à disposição 20 leitos.

Ainda de acordo com a nota, a Sedes afirma ter respondido as questões judiciais promovidas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) à PMJP sobre a situação desses moradores, “ressaltando que sempre houve um bom relacionamento” entre a administração municipal e o MPPB.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) informa que vem reforçando a sua política de proteção social das pessoas em situação de rua no município e oferecendo os serviços socioassistenciais disponíveis.

Desde o início das medidas tomadas para prevenção ao Covid-19, no mês de março, a população em situação de rua foi uma prioridade. O trabalho prioritário foi de assegurar a segurança alimentar destas pessoas, com o Centro Pop 1 aumentando a distribuição de café da manhã, continuando a oferecer o espaço para banho e reforçando a higiene dos seus usuários com a distribuição de kits compostos por máscara, álcool em gel e sabão.

Todos os usuários também recebem uma ficha que lhes garante almoço gratuito no Restaurante Popular da Lagoa, onde eles podem se alimentar em segurança. Até o momento, já foram distribuídos mais de 1.500 cafés da manhã, assim como mais de 2.700 almoços para esta população.

Também foi reforçado o trabalho do Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes), com as equipes realizando a distribuição de almoços e jantares em diversos pontos da cidade, incluindo os fins de semana, totalizando mais de 5.600 refeições distribuídas gratuitamente para as pessoas em situação de rua desde o início da pandemia, em março.

Nesta semana foi inaugurado o Novo Centro Pop 24 horas, no bairro de Jaguaribe, que oferece atendimento psicossocial, todas as refeições do dia, banho, além de ter à disposição 20 leitos para que os que assim desejem, possam fazer seu isolamento social. Também serão beneficiadas com a inclusão no programa auxílio-moradia cerca de 200 pessoas, que passarão a viver em casa.

A Sedes também está com suas 9 casas de acolhimento disponíveis para que essas pessoas sejam abrigadas mediante sua vontade, como a Casa de Passagem da Família, Casa de Passagem do Idoso, Casa de Passagem para Adultos e para Crianças e Adolescentes.

O número de 700 pessoas representa o número de atendimentos realizados pelo Ruartes no ano de 2019, considerando que a maioria destas pessoas retornaram para suas casas ou para suas cidades de origem, assim como encaminhadas para nossos serviços de acolhimento. Sendo assim, o número utilizado na matéria não corresponde ao número de pessoas em situação de rua em João Pessoa.

Também de acordo com a reportagem, a Sedes não teria respondido diversas notificações feitas à Prefeitura de João Pessoa, o que é inverídico, ressaltando que sempre houve um bom relacionamento entre a administração municipal e o Ministério Público da Paraíba, sempre respondendo todas as notificações enviadas.



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