Futebol

Após começo avassalador, Cruzeiro sofre, mas vence Palmeiras e dispara na ponta

Fora de casa


20/07/2014

Todo cuidado que o elenco do Palmeiras pregou em relação ao ataque do Cruzeiro nos dias anteriores à partida não foram suficientes. Com dois gols antes dos dez minutos iniciais, a equipe mineira fez o suficiente para vencer o adversário paulista neste domingo, por 2 a 1, no Pacaembu, pela 11ª rodada do Brasileiro. Ricardo Goulart e Manoel fizeram para os visitantes. Tobio diminuiu.

Com o resultado, o Cruzeiro é líder isolado. O time de Marcelo Oliveira tem 25 pontos e reina sozinho na ponta, com cinco de vantagem em relação ao vice-líder Corinthians. O Palmeiras, por outro lado, tem apenas 13 pontos, na 12ª colocação.

O Palmeiras foi com esquema tático diferente para enfrentar o Cruzeiro. Depois de escalar três volantes na derrota contra o Santos, o técnico Ricardo Gareca resolveu entrar com três atacantes: Diogo, Henrique e Leandro. O Cruzeiro, por outro lado, não teve alterações em relação ao time que tinha vencido o Vitória na última quinta-feira.

Mas o time paulista pouco teve tempo para testar se o esquema com três atacantes funcionaria de maneira efetiva: dez minutos após o apito inicial, o Cruzeiro já vencia por 2 a 0. Logo aos sete minutos, em jogada pela esquerda, Ricardo Goulart recebeu dentro da área e chutou. A bola ainda bateu no pé de Fábio antes de entrar. Três minutos depois, em cobrança de falta para a área, Manoel apareceu livre para, de cabeça, fazer o segundo da equipe mineira.

A blitz do líder do campeonato logo no começou da partida assustou os palmeirenses. Foram necessários cerca de 20 minutos para a equipe focar mais tranquila em campo – neste meio tempo, os visitantes tiveram boa oportunidade com Everton Ribeiro.

Aos 32 minutos, o Palmeiras perdeu uma chance incrível para diminuir. Após ótima tabela com Mendieta, Leandro, na entrada da pequena área e atrapalhado pela marcação, chutou. Fábio defendeu e, no rebote, Henrique, sozinho, chutou para fora. Quatro minutos depois, após cobrança de escanteio, o volantes cruzeirense Henrique desviou de cabeça e acertou a trave, quase marcando um gol contra.

O bom fim de primeiro tempo foi um prenúncio do que seria a segunda etapa. Com o atual campeão brasileiro quase irreconhecível em campo, o Palmeiras cresceu. E diminuiu em jogada de bola parada aos 8 minutos: Felipe Menezes cobrou falta, e o zagueiro argentino Tobio desviou para diminuir.

Com a torcida empurrando, a equipe paulista ainda criou mais duas ótimas chances para empatar. Aos 16 minutos, Henrique recebeu na cara de Fábio e chutou, mas o goleiro do time mineiro saiu bem e conseguiu defender. Aos 28, após lançamento de Lúcio do meio de campo, o argentino Pablo Mouche – que fez usa estreia pelo cube – chutou cruzado da parte esquerda da área. A bola raspou a trave de Fábio.

A entrada de Tinga melhorou o time do Cruzeiro, que passou um pouco menos de riscos. Apesar de toda a pressão, o Palmeiras não conseguiu empatar a partida e quebrar o jejum de vitórias no Brasileiro – são cinco jogos sem vencer. Na próxima rodada, no domingo (27/7) o time paulista enfrenta o Corinthians fora de casa. Antes, pega o Avaí na quarta-feira pela Copa do Brasil. O Cruzeiro, por outro lado, pega o Figueirense no sábado, no Mineirão.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //