Futebol

Após 39 anos, Campinense e Sampaio Corrêa duelam pela Copa do Brasil

Copa do Brasil


10/04/2013

O calendário marcava 17 de dezembro de 1972 e a competição era equivalente a atual Série B do Campeonato Brasileiro. Porém só com equipes do Nordeste. Maranhão e Paraíba decidiam o título no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís. No tempo normal, 1 a 1. Da marca da cal, 5 a 4 para os donos da casa.

É o resumo do histórico confronto entre Campinense e Sampaio Corrêa, que voltam a se enfrentar hoje, às 20h30, no Estádio Amigão, em Campina Grande, 39 anos depois da decisão da Segundona. O atual campeão do Nordeste recebe o campeão brasileiro da Série D na estreia dos dois clubes na Copa do Brasil.

Para o duelo de logo mais, o técnico da Raposa, Oliveira Canindé Lopes, tem a força máxima. Entretanto, por estar voltando de lesão, o meia Bismarck deve começar no banco.

– O jogador foi entregue ao departamento físico na semana passada. Vinha treinando normalmente e na sexta-feira começou a pegar na bola. No sábado participou do recreativo e agora está totalmente à disposição do professor Oliveira – explicou o fisiologista Roberto Farias.

O dono da camisa 10 rubro-negra participou normalmente dos treinos de segunda-feira e ontem.

Capitão e um dos líderes do elenco, o zagueiro Roberto Dias quer repetir a façanha da Copa do Nordeste, só que agora para todo o Brasil.

– Viemos para fazer história. Já começamos, mas não terminamos. Não queremos só a Copa do Brasil, pensamos também no Paraibano. Nosso foco é ter um calendário o ano todo. Porém a atenção agora está no Sampaio Corrêa e o foco é fazer uma grande apresentação – afirmou o defensor.

Como se não bastassem os atacantes Ricardo Maranhão e Jefferson Maranhense, além do volante Wellington, que é natural de São Luís-MA, um jogador no grupo do Campinense conhece muito bem o adversário. O avante Zé Paulo fez parte do grupo do Sampaio campeão da Série D, ano passado.

– Eles mantiveram a maioria dos jogadores campeões e têm um bom time. Precisamos ter atenção e respeitá-los. Dentro do que pude, passei para o professor Oliveira alguns detalhes e espero que a gente possa neutralizar as principais jogadas deles – sublinhou Zé.

Sampaio Corrêa

Apesar da base mantida, a “Bolívia Querida” vive outro momento e tem um treinador diferente. No título da quarta divisão o comandante era Flávio Araújo. Hoje quem dá as cartas é o técnico Everton Goaino.

No elenco, alguns jogadores conhecidos do futebol paraibano. O goleiro Rodrigo Ramos passou pelo Treze, o zagueiro Mimica e o meia André Beleza vestiram a camisa do Botafogo-PB, e o recém-contratado Tiago Cavalcante já foi camisa 9 do próprio Campinense, na Série B de 2009.

Mas o principal jogador do Sampaio é o capitão da equipe, Arlindo Maracanã. O volante chegou com um discurso duro e invocou o Treze antes de encarar o Campinense.

– O Campinense não é bicho-papão. São jogadores normais como temos aqui. Deus os abençoou lá e conseguiram um bom começo de ano. Mas futebol a gente sabe que começa bem e às vezes perde uma ou duas como eles já perderam de quatro – asseverou.

A arbitragem para Campinense x Sampaio fica por conta do potiguar Leandro Saraiva Dantas de Oliveira, que contará com os auxílios de Albino Andrade Albert Júnior e Clóvis Amaral da Silva, ambos de Pernambuco.

Prováveis escalações

Campinense: Pantera, Tiago Granja, Edvânio, Roberto Dias e Panda; Wellington, Dedé, Glaybson e Ricardo-MA (Paulo Victor); Zé Paulo e Jefferson Maranhense (Luiz Paulo). Técnico: Oliveira Canindé Lopes.

Sampaio Corrêa: Rodrigo Ramos, Denilson, Mimica, Paulo Sérgio e Deca; Arlindo Maracanã, Robson Simplício, Eloir e André Beleza; Pimentinha e Júnior Chicão. Técnico: Everton Goiano.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //